quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Seia cidade dos museus


Ora aqui está uma notícia que diz bem o rumo que Seia tem vindo a tomar, apostando na cultura como factor de desenvolvimento. Trata-se de uma notícia da Agência Lusa, que dá conta de que o Município de Seia quer dotar o concelho de uma forte componente museológica, apostando em novos espaços dedicados aos sectores da electricidade, agricultura e têxtil.

Segundo Eduardo Brito, em declarações à dita agência noticiosa 'dentro de dois meses', abrirá as portas um museu da electricidade, na antiga central hidroeléctrica da Senhora do Desterro.
O autarca adiantou que, em Maio deste ano, já foi aberto o concurso para execução do projecto do museu dedicado à agricultura e alimentação e está em preparação o projecto de adaptação de uma antiga fábrica a museu têxtil.

Eduardo Brito referiu que a autarquia candidatou o futuro museu da agricultura e alimentação ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que irá ocupar o Solar dos Condes de Sandomil, um edifício datado de finais do Século XVII. Contou que neste espaço museológico serão expostos objectos ligados às duas temáticas que abrange e a história da alimentação será exposta 'de forma interactiva e interpretativa'. Também será utilizado para exercer, junto dos mais novos, 'alguma pedagogia sobre os comportamentos alimentares', que devem seguir.

Quanto ao museu têxtil, a Câmara de Seia pretende instalá-lo numa antiga fábrica do sector, desactivada há vários anos, situada na localidade de Vila Cova-à-Coelheira, adiantou. Eduardo Brito revelou à Lusa que o projecto idealizado indica que não será um museu tradicional, mas uma fábrica a funcionar', que permitirá aos visitantes ficarem a par dos vários processos de laboração 'desde a entrada da lã para lavar até à saída do tecido'.

Apontou que o edifício pertence ao Estado, devido à falência da unidade fabril, mas 'há negociações intensas com a Segurança Social, com o Ministério do Trabalho e com as Finanças para que disponibilizem a fábrica', à Câmara Municipal. 'Temos um projecto em curso em termos da montagem do museu e temos centenas de milhares de peças que foram adquiridas ao longo dos últimos dez anos e que são hoje património da autarquia', assegurou o autarca.

Depois dos museus do Pão, que é de uma entidade privada e do Brinquedo, que é Municipal, Seia aposta agora em espaços dedicados à electricidade, agricultura e têxtil.
Nota: No quadro de espaços culturais de referência, há a destacar o CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela, como complexo de excelência para a Educação Ambiental.

Sem comentários: