quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O “fiat lux” na Serra da Estrela

Notícia do Jornal do Fundão, do jornalista Fernando Paulouro Neves sobre as comemorações do centenário da EHESE, que se realizaram no passado dia 29 de Julho em Seia:

"Em Dezembro de 2009 passam 100 anos sobre a criação da Empresa Hidroeléctrica da Serra da Estrela (EHSE) e da electricidade em Seia. A EDP fez uma excelente jornada de memória
TAMBÉM se fez e faz luz na Serra de Estrela, a maior reserva hídrica de Portugal. Aqui se houve milagre foi da tenacidade e do sonho. Gente que percebeu horizontes de progresso, como se a Serra da Estrela fosse esse domínio espacial de lonjura infinita, onde se escuta melhor o desafio de transformar a realidade para cimentar futuro. Essa ousadia tem sempre um universo de nomes, cuja evocação produz um preito de admiração.
Nessa linha, há empresas, nascidas de projectos visionários, que fazem parte do rosto de uma região e se confundem com a história do país. Nessa galeria de singularidades cabe, por direito de história e dimensão social, a Hidroeléctrica da Serra da Estrela que, em Dezembro, assinalou cem anos de caminhada.
Foi esse tributo à memória dos que ousaram desencadear o projecto e edificar a empresa, e dos trabalhadores que, ao longo de décadas, lhe deram sustentabilidade, que a EDP quis prestar no dia 29 de Julho, no excelente cenário do Palácio da Empresa, em Seia.
O dr. Luís Rente fez a síntese destes cem anos da Hidroeléctrica da Serra da Estrela contando “a grande aventura que foi a produção e distribuição de energia eléctrica a partir da Serra da Estrela, e mais propriamente do concelho de Seia, que assumiu aspectos de verdadeiro pioneirismo e serviu de modelo a muitas outras regiões do país, acabando por se tornar no gigante económico chamado EHSE, com uma intervenção directa ao nível da produção, transporte e distribuição de energia eléctrica em cerca de 10% do território nacional”.
(...)




Sem comentários: