sábado, 8 de agosto de 2009

Raul Solnado


É a notícia do dia e será notícia do ano.
Morreu Raul Solnado.

Um dos maiores actores portugueses de sempre e igualmente um homem que dedicou grande parte da sua vida ao humor. Ficará, como já se disse, na história de Portugal, como ficou Amália Rodrigues, por exemplo.

Para além das múltiplas e merecidas homenagens, Raul Solnado foi homenageado em Seia no dia 19 de Outubro de 2003, no âmbito do Cine’Eco, Festival de que fez parte como Presidente do Juri Internacional. O Cine'Eco decorreu de 10 a 19 de Outubro e Solnado esteve uma semana em Seia, convivendo com as pessoas, apresentando na sessão de encerramento um espectáculo, que eram histórias resumidas e divertidas da sua longa carreira, com mais de 50 anos. Também nesse festival passou um pequeno ciclo dedicado ao actor: Raul Solnado (documentário), “Conto de Natal”, “Dom Roberto”, “Baton”, “Há Petróleo no Beato” e “Vamos Contar Mentiras”.

Num dos dias do Festival, ao passear com Raul Solnado pelas ruas de Seia, lembro-me de uma história que me contou na descida para o cinema. Dizia Solnado que uma vez, também a passear na rua é abordado por uma senhora que lhe diz, - Ah, o senhor é Raul Solnado! Não, minha senhora, não sou o Solnado, respondeu o actor. Ai não? Responde a senhora. Mas olhe que é bem parecido. Aproveite-se!

Solnado no seu melhor.

Para sempre.
.
Fotos: Cine'Eco 2003
Na segunda foto, vêmos Raul Solnado, à conversa com o então Vice-Presidente da Câmara, Marciano Galguinho, que viria a falecer em Novembro de 2005.

1 comentário:

Cagido disse...

Uma grande perda para Portugal. Para mim, é o maior humorista português.Paz à sua alma, que descanse em paz no reino de Deus. À família en lutada as minhas condolências.