quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Diarreia legislativa e afins

Ouvi esta noite na SIC um senhor do Museu do Ouro de Viana do Castelo tecer duras criticas ao sistema de justiça que se pratica em Portugal, a propósito do assalto de que foi vitima e a propósito de os assaltantes, depois de identificados e presos terem sido soltos, por “um erro processual”.
Depois do Ministro da Justiça ter dito que a actual lei foi aprovada pelo PS, PSD e CDS, o senhor de que não sei sequer o nome, referiu-se à “diarreia legislativa” que se verifica no Parlamento e que justifica o actual estado do país em geral e da justiça em particular. Isto para dizer que não são sempre os juízes a ter culpa, mas quem fez e aprovou leis que depois redundam em enredos "processuais".

O referido senhor disse ainda que hoje um dirigente partidário de um distrito ou de uma concelhia não consegue chegar à fala com os dirigentes das estruturas nacionais, uma vez que estes, quando chegam lá acima, “tomam-se de importantes” e não ligam. Que tudo é aprovado por unanimidade nas Assembleias Distritais, e blá-blá, aquilo que todos sabemos.

Enfim, afirmações simples e certeiras que retratam o estado em que nos vamos movendo e ao estado a que vamos chegando.

Sem comentários: