sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Troca de correspondência com João Tilly

Ontem recebi do João Tilly http://joaotilly.weblog.com.pt a seguinte mensagem:
Mário Jorge:
Só hoje tive conhecimento do seu blog.
Embora a nossa relação não tenha, desde sempre, sido a melhor, enquanto decano destas lides em Seia quero felicitá-lo e desejar-lhe as boas vindas ao ciber-espaço de opinião livre.
Seia já teve vários blogs activos simultaneamente. Hoje em dia até na sua sistematica desistência se revela o avanço inexorável da desertificação das ideias e do pensamento livre na nossa Terra.
Esperando que o seu blog não se constitua como mais um mero orgão de propaganda do seu Partido (antecipo que não, porque isso iria, a curto prazo, reduzir as suas visitas ao nível zero de outras tentativas que simplesmente não vingam), desejo-lhe os maiores sucessos.
E vou inserir um link no meu blog para o seu, se não se opuser.
Boas Festas e
Feliz 2008 para si e para os seus, são os meus votos sinceros
João Tilly


A seguir respondi-lhe e perguntei se podia publicar as nossas mensagens num post do meu blog, ao que me respondeu:

Concerteza que pode. Tudo quanto escrevo ou digo mantenho.
Nunca retirando uma vírgula. Nunca acrescentando o que quer que seja.
Nem sempre somos felizes na forma como expressamos as nossas ideias, elas próprias nem sempre felizes.
É preciso perceber isso.
Com respeito (reconheço que nem sempre o tive) e consideração

João Tilly

A minha resposta foi a seguinte:

Viva, boa noite, João Tilly
ao longo da minha vida procuro nunca estar parado, quer na profissão que me dá o sustento, quer na "coisa" pública, desenvolvendo projectos culturais e sociais em prol da comunidade, de forma gratuita e voluntária.
Há cerca de dois anos procurei enveredar pela política e dessa forma tentar contribuir para a abertura de uma nova fase política em Seia, que nos últimos anos tem sido marcada, para o bem e para o mal, por duas pessoas, uma das quais, o actual Presidente. Como sempre disse, não sou contra o Eduardo Brito, com quem disputei eleições para a Presidência do PS, apenas entendia e entendo que ao fim destes anos todos ele devia abrir espaço a novos protagonistas, sem necessariamente ter de se retirar.
Quanto ao resto, sempre procuro não ficar a mal com ninguém, por feitio e por entender que já somos muito poucos para ajudar ao "barco", pelo que não vale a pena zangarmo-nos.
Diferentes e divergentes nas ideias e nos projectos, mas solidários nas causas e sensatos nos relacionamentos.
O blogue surge agora porque me estava a faltar algo mais para fazer nos tempos livres.
Desde muito cedo, com os meus dezoito anos comecei a fazer rádio, no tempo da "pirataria", cheguei a passar "João Tilly e os Portugueses Suaves" (!) cujo disco ainda possuo. Colaborei com muitos jornais, fui correspondente de vários nacionais e no dobrar do século cheguei a ter um jornal o "Noticias da Serra", que me custou os "olhos da cara" manter, num meio pequeno como é Seia. Depois desse projecto, como havia um vazio, que culminou também com o meu pedido de saída de adjunto do Presidente da Câmara, dediquei-me a estudar e a concluir um curso superior. Agora, como faltava qualquer coisa, aí estou a falar comigo e com um conjunto de amigos que fazem o favor de espreitar nesta janela a que chamei "seiaportugal".
Por natureza digo e que penso e procuro pensar bem aquilo que digo ou escrevo. Umas vezes dou-me bem, outras nem por isso, mas nem assim perco a ideia de procurar explanar e ás vezes remar contra certas marés. Pensar não é proibido e que eu saiba é do debate que nasce luz e no caso de Seia sou dos que acham que há défice de discussão, sobretudo daquela que tem o selo de "saudável".
No blogue, começo a descobrir esse palco, qual canal privilegiado para explanar ideias, sugestões e reflexões.
Se tivéssemos rádio também seria interessante a organização de debates públicos, como não há contentemo-nos com o que temos!
Enfim, partilhemos ideias, na ténue esperança de contribuir para alguma coisa, nem que seja para estreitar laços de amizade entre todos os que estão de boa vontade e boa fé.

Nota: se não se opuser, gostaría de colocar a sua mensagem e a minha como um post no meu blogue para partilhar com os leitores. Posso?

Boas Festas e feliz 2008, para si e para os seus também
Mário Jorge Branquinho

4 comentários:

Anónimo disse...

convém referir que se este blog surgiu para ocupação dos tempos livres, é estranho que esses mesmos tempos livres sejam em horário de trabalho (16:38)!!!

Anónimo disse...

o referido individuo já escreve no jornal de santa marinha do qual disse tanto mal;
o referido individuo é um deputado da assembleia que envergonha o partido que representa;
o refrido individuo já tratou tão mal o MJBranquinho e agora vem fazer-se de coitadinho;
o referido individuo é um canalha e um mete nojo que anda aqui em seia;
já só falta vê-lo como acessor do EB ou então como militante do partido socialista.
há gente que não tem vergonha nenhuma nas fuças.Esse tipo de gente mete-me nojo.

João Tilly disse...

Este comentador "não me conhece de lado nenhum" nem conhece o meu trabalho, ou então teve algum problema comigo, no passado, que não lhe terá corrido bem. Ou se calhar - e é o mais provável - levou algum puxão de orelhas, por escrito, esta semana...

Uma coisa é certa: se fosse verdade tudo isso de que esse anónimo me acusa, o problema não seria meu: seria de quem, apesar disso tudo, ainda me publica coisas, me dá tempo para falar na AM, e liberdade para votar contra o próprio partido.

Às vezes também não é fácil porque para se votar a favor na AM está-se a votar contra a vereação (este é um rebuçado de borla para o MJB e para os meus amigos socialistas, que tenho muitos, felizmente).

Este estatuto e este respeito intelectual que as pessoas verdadeiramente importantes em Seia têm por mim - a começar pelos meus adversários políticos - acompanha com o reconhecimento, por essas freguesias, que as pessoas mais humildes têm pelo meu trabalho e pela minha luta por um concelho mais próspero.

Nem sempre terei feito tudo bem, no meu ímpeto de querer mudar tudo rapidamente, e há muita coisa de que me arrependo. Confessei-o há 3 meses numa ocasião muito triste da minha vida no meu blog.
Uma delas foi a de ter quase perdido alguns grandes e bons amigos no calor da luta de ideias. Isso é mais importante que a política e infinitamente mais importante que a luta partidária.

Esses "excessos", de facto, não os repetiria se pudesse voltar atrás.

Agora é claro que existirá, durante muitos anos, um reduto de radicais maledicentes (não só no PS, mas no PSD e no PCP também!) que se sentiram muito incomodados por algumas verdades que eu terei dito e escrito em tempos, e que não têm, infelizmente, a elevação nem a inteligência suficientes para perceberem que não se combatem pessoas. Apenas atitudes ou ideias.
Isso chama-se democracia.

Por mais "canalha" que eu tivesse sido, no passado, para alguém (e sei que nunca o fui para ninguém em nenhum momento) ainda estou a milhas de distância, na "canalhice", deste comentador anónimo.

É que eu ainda tenho NOME e obrigo-me a responder por ele.

Anónimo disse...

Subscrevo.."Esse tipo de gente mete-me nojo"!! ganhe juizo senhor joão tilly,nunca fez nada por seia nem ira fazer um dia!é um vendido!