domingo, 2 de dezembro de 2007

Em cada 100 crianças de Loriga, 80 querem ir embora

“Em cada 100 crianças e jovens entrevistados em Loriga, 80 disseram que o seu desejo é sair daquela localidade logo que possam”.
Este foi o resultado de um inquérito conduzido naquela vila do concelho de Seia, pelo geógrafo João Luís Fernandes, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
A informação foi dada pelo próprio docente no debate sobre “perspectivas de desenvolvimento do interior serrano”, que decorreu no passado Sábado, dia 1 de Dezembro, no âmbito das comemorações dos 30 anos do Jornal senense “Porta da Estrela”.
Este é um fenómeno que não é novidade para nós, que sabemos que o interior do país está a sofrer grandes “sangrias” em termos populacionais.
É “normal” que os jovens de Loriga queiram seguir as rotas da emigração ou de outros movimentos migratórios para os arredores de Lisboa, como fizeram familiares seus. Todavia, é urgente encarar este fenómeno como um desígnio de todos, políticos e não políticos. Não basta vir o Presidente da República dizer que é preciso fomentar a natalidade, porque ele também já teve responsabilidades políticas e o interior ficou mais interior. No fundo, podemos dizer que toda esta “mazela” começou com as políticas de betão cavaquista! Mas enfim,…
É evidente que isto não vai lá só com lamentos nem com conversa do costume, mas não faz mal a ninguém ouvir de vez em quando especialistas em desenvolvimento.
O debate do Porta da Estrela que decorreu no auditório da Escola Profissional com uma assistência de aproximadamente 80 pessoas, deu-nos um bom retrato da situação actual desta zona do Interior e das inúmeras potencialidades que ela encerra, sobretudo em matéria de património cultural, arquitectónico e paisagístico.
Joaquim Alcoforado, ex- Delegado do IEFP Centro e Docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Universidade de Coimbra falou de Educação e Recursos Humanos. Pedro C. carvalho, Arqueólogo e Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra centrou a sua intervenção na questão do património cultural como vector de desenvolvimento regional da beira interior serrana. Por sua vez, João Luís Fernandes, falou de ambiente e desenvolvimento territorial.
Parabéns ao Porta da Estrela e a toda a equipa pelo 30º aniversário e parabéns pelo livrinho “Poetas da nossa terra” .

Sem comentários: