sábado, 13 de setembro de 2008

Pensar Seia. Por Seia

O mundo está em constante mutação. Tudo muda. E as realidades de ontem são bem diferentes das de hoje. Tudo se transforma e nada escapa à voragem dos tempos, das ideias e das modas. Por isso, tantos falam das mudanças de paradigma. Chegam até a gastarem a palavra de tanto a usarem. Mas pronto, seja como for, nós por aqui, que falamos de Seia como quem fala da nossa casa, da nossa família, dos nossos problemas, realidades, forças e fraquezas, lançamos o desafio a quem nos lê.

Pensar Seia.


Exactamente. Vamos todos pensar Seia e dizê-lo aqui, cara-a-cara, no blogue Seia Portugal. E não é nada de mais, porque no fundo, isso já todos nós fazemos diariamente, tipo treinadores de bancada, que têm ideias e soluções para os problemas todos do concelho. A questão é que a grande maioria das vezes se recorre a fóruns anónimos, despejando ódios ou arquitectando estratégias “maneirinhas” de querer chegar a um sítio sem “molhar o rabo”.


Pensar Seia é no fundo um exercício de cidadania, informal e despretensioso, elaborado com alguma consistência e coerência, para procurar caminhos e respostas. No fundo são reflexões, partilhadas em conjunto, até ver onde nos leva a ousadia e a criatividade.


Também para alguma coisa devem servir os blogues, que não seja apenas espreitar para ver se há sangue, deslize ou matreirice, como parece às vezes querer fazer parecer. Afinal a vida é feita de exercícios e este é mais um, que pode ser feito de pequenos nadas.


Da minha parte, e porque sou uma pessoa desassossegada interiormente, como os que me conhecem sabem, vou procurar contribuir para este exercício, de teoria politica à escala local, como contributo positivo para o debate. Há tanto para dizer, tanto para acrescentar. E se no final, tudo espremido deitar pouco sumo, que é o mais provavel, não faz mal. Também qual é o mal! Pelo menos a nós não nos deve fazer mal o tal exercício. Quando muito mantém-nos mais vivos e mais activos, em forma e em alta.

Vamos então Pensar Seia. Por Seia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Por Seia e para Seia...

Os interesses têm que acabar e dessa forma colocar nos lugares importantes pessoas que tenham ideias e sejam empreendedoras de forma a que as potencialidades que o nosso concelho tem serem exploradas ao máximo!
Não podemos continuar a ter certos lugares a serem ocupados por pessoas que ( acredito que não seja por mal ) não têm a capacidade de o ocupar!

.... Temos que apostar mais e melhor no Turismo!

Porque não ir á ESTT ( julgo que o nome ainda é este ) e apostar nos alunos que todos os anos acabam as suas licenciaturas e são obrigados a ir embora, já que aqui ninguém aposta neles!??

Porque não criar pacotes turísticos que incluam as potencialidades do concelho em pacotes previamente definidos!?

Dou exemplo...
Um turista poder chegar a Seia e comprar um pacote turístico onde tivesse acesso ao quarto de hotel, a restaurante, a visitas aos Museus, a uma ida ao cinema ou teatro ( consoante a oferta disponível ).

Sou senense e sou aluno de Turismo da ESTT e já coloquei a minha ideia a um professor que me indicou que a devia colocar no papel e propor ás pessoas certas, mas será que vale a pena??

Será que alguém me ouvia???

Resumindo na minha opinião o mal de Seia vem da não aposta dos responsáveis nos jovens seneneses que têm ideias boas a por em prática mas que infelizmente por um ou outro motivo não são escutados pelos responsáveis!!

seia.portugal disse...

Ok, anónimo. É uma ideia. Mas lá por se ter uma ou muitas ideias não se pode ter logo a pretensão de se ter todo o saber e razão do mundo. E depois há ideias que tanto se põem em prática no lado público como no privado. E cada vez mais do lado deste último; da iniciativa privada. Os governos, sejam eles locais ou nacionais não têm o exclusivo de todas as acções e soluções. Cabe-nos a nós ter iniciativa.

Por outro lado, julgo que as acções dos governos devem em primeira linha ser definidas e traçadas pelos sectores políticos que os sustentam, com base em pareceres técnicos e só depois postos em prática pelos altos e baixos funcionários da administração. Daí que os lugares de que fala são apenas elementos da máquina que executa as orientações. Ou seja, numa administração moderna e competitiva, as directivas vêm de cima para baixo e não o contrário. Porque quando isso acontece, algo pode estar mal.

Seia tem tido bons exemplos de acção política em várias áreas e o turismo é uma delas, mas como é óbvio, também podemos registar maus momentos, péssimas opções, gritantes prioridades e graves omissões. Daí a necessidade de procurarmos contribuir para a mudança e as mudanças são sempre uma constante do desenvolvimento. E nada se muda sem persistência, preserverança e empenhamento, e às vezes grandes doses de paciência.

Quanto à ideia avançada dos hotéis de Seia terem oferta de uma pacote que incluísse visitas aos museus ou até ao CISE, é uma ideia a registar e a incluir no leque de sugestões a dar, no quadro desta descomplexada forma de Pensar Seia.

Mário Jorge Branquinho

Anónimo disse...

Por ter colocado o comentário não quero nem quero ter a pretensão de ter todo o saber e toda a razão, muito longe disso.. sou uma pessoa que gosto de aprender e se pensasse que teria todo o saber isso seria impossível!!!

Não digo que em Seia esteja tudo mal, não sou daqueles que só sabe deitar abaixo, muito pelo contrário.
Sei que há pessoas que têm boas ideias e que querem que esta nossa cidade/concelho evolua, mas infelizmente ainda há alguns interesses muito fortes e muitas pessoas colocadas no local errado!!

Há uma dúvida que á muito tempo me faz confusão!!

Quais as pessoas responsáveis pelo Turismo em Seia??? Tanto a nivel privado como publico??

Das que eu conheço poucas ou nenhuma conta com uma licenciatura na área! Porque será??

É certo que no privado pouca coisa haverá a fazer, mas no público porque não apostar em Jovens com qualidade que todos os anos saem da ESTT ??

Muitos desses jovens são seneneses que gostariam de trabalhar em e para Seia mas que têm que ir para outras paragens porque aqui ninguém aposta neles!!!

Apostar no Turismo não é apenas ter um posto de turismo com um funcionário a distribuir flyers!!
Não é dizer que se tem isto ou que se tem aquilo!!!

É muito mais...Turismo é uma area muito especifica que requer pessoas capazes... é algo que é impossível explicar através de um comentário aqui no seu blog..

Se para a area de desporto por exemplo é necessário alguém com estudos porque é que para o Turismo pode ser qualquer um????

1 abraço

T