terça-feira, 23 de setembro de 2008

Cine'Eco com iniciativas para mobilizar as pessoas

O Cine Eco 2008, que se realiza em Seia de 18 a 25 de Outubro, vai ficar marcado por um «Corredor Verde» que, no dia 22, ligará a Casa Municipal da Cultura e o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE). Cerca de 1.500 pessoas são esperadas nesta iniciativa que pretende ser uma forma de dar visibilidad» a um festival «único no país», mas também ao CISE, como estrutura vocacionada para a educação ambiental. Aos participantes vão ser distribuídos um guarda-chuva e uma t-shirt, como forma de criar um efeito coreográfico, podendo os integrantes do «Corredor Verde» colocar mensagens sobre preocupações ambientais ao longo do percurso.


Este cordão humano será feito na quarta-feira de manhã, dia de feira semanal na cidade e contará com muita animação de rua, onde sobressairá a banda “Funfarra”.


Do programa das actividades paralelas do festival, destacam-se uma conferência sob o tema «Territórios de baixa densidade», no dia 25, organizada em conjunto pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e a Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia. A conferência conta com figuras de renome, que falarão sobretudo de soluções e de casos práticos no quadro de desenvolvimento regional.


A cerimónia de abertura do Cine’eco contará com a actuação de Rodrigo Leão & Cinema Ensemble, no auditório da Casa Municipal da Cultura, enquanto no encerramento, além da cerimónia de entrega de prémios, terá lugar um concerto com Viviane (ex “Entre Aspas”).
Nos dias 04 e 05 de Outubro decorrerá um workshop orientado por Frederico Corado, sob o tema Filmar o Ambiente, que procurará abordar a temática do documentarismo ambiental e realizar um vídeo sobre a Serra da Estrela.


No sentido de aproximar o festival à comunidade, haverá um concurso de montras – o cinema e o ambiente no comércio tradicional de Seia, que garante um prémio de presença de 150 euros a cada loja, para além dos prémios do concurso.


Está ainda previsto um concurso “Como dinamizar o Centro Urbano da tua cidade”, destinado aos alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela, Escola Secundária e Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia. Os trabalhos serão feitos colectivamente ao longo do ano lectivo e a turma vencedora terá direito a um fim de semana numa Pousada de Juventude do Litoral.


O programa dos vários ciclos de cinema, onde se incluem os de competição, bem como a composição dos diversos júris, será revelado no próximo dia 3 de Outubro, em Lisboa, ao Marquês de Pombal no espaço da EDP / Sustentabilidade.



À semelhança do ano passado, a RTP associou-se à iniciativa, como média partner, contribuindo para a valorização do Festival.


Estou na organização do Cine'Eco desde 1995 e parece-me que este ano vamos estar perante a edição mais participada e mediatizada de sempre.

Sem comentários: