quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ainda a Beiralã - algumas verdades dos trabalhadores

O blogue feito pelos leitores
Amigos João Tilly e Mário Branquinho
Ainda é cedo para estarmos a apresentar todas as nossas futuras medidas de acção. Oficialmente e legalmente, ainda ninguém foi despedido, mas sabemos que será esse o objectivo.
Para meditarem, lançaremos apenas umas breves notas, de si já elucidativas, sobre o tal "embuste".
a) Em finais de 2005, foi criada uma empresa, "Texwool" de seu nome, em que os sócios e "testas de ferro", são os filhos do accionista e Presidente do Conselho de administração da Beiralã.
b) Esta empresa, sem equipamento produtivo e quase sem imobilizado nenhum, tem o mesmo ramo de actividade da Beiralã, os mesmos clientes, e os mesmos produtos.
c) Por incrível que pareça, contrariamente a todas a boas práticas actuais de gestão, esta nova empresa fez e faz concorrência directa à Beiralã, visitando os mesmos clientes e vendendo os mesmos produtos, tendo no último ano, "roubado" os clientes e encomendas à Beiralã, que suportando quase todos os custos de produção, ficou numa situação financeira caótica.
d) Todos sabemos que a maioria de nós, trabalhadores da Beiralã, temos em média, mais de 30 anos de antiguidade na empresa, que de acordo com a lei e no caso de despedimento sem justa causa, teríamos que ser ressarcidos ou indemnizados, que segundo cálculos feitos por quem sabe, rondaria os cerca de dois milhões e meio a três milhões de euros.
e) Na nossa empresa, passaram ao longo destes últimos 4 a 5 anos, quadros superiores, altamente competentes e com passados impolutos, no que respeita a seriedade e honestidade, que quando confrontados com "algumas coisas" optaram por ir embora.
f) Porque é nosso conterrâneo e é do conhecimento geral, perguntem ao Sr. Engº. João Fernandes, porque é que em 2006, quando foi convidado pelo Rui Cardoso para assumir o cargo de Director Geral e tendo aceite, no dia seguinte deu o dito por não dito?? Para um bom entendedor…meias palavras bastam…
g) A seguir entrou um ex-Director da Maconde com percurso académico e profissional de relevo. Que lhe aconteceu??? Abandonou o "barco" desolado, triste e acima de tudo revoltado (segundo se consta, foi despedido por E-mail pelo Rui Cardoso).
h) Mais recentemente, foram embora os dois últimos quadros, um deles há 5 anos na empresa, pessoa competente, leal, credível, com boa aceitação na Banca e instituições externas, amiga dos trabalhadores e motivadora dos mesmos, tendo outro entrado em Setembro de 2007 e apesar de ser extremamente competente e tecnicamente muito bom, não conseguiu singrar, pois foi muitas vezes, "apunhalado" pelas costas pela família e accionista.
i) Porque é que o Sindicato, a Comissão Sindical da empresa, a CM de Seia, e o Governo não fazem nada????
j) Porque vamos ter eleições legislativas e autárquicas e todos sabemos que a bandeira deste governo é o emprego, lembram-se dos 150.000 empregos, e todos sabemos o que convém ao PS neste momento, o silêncio e o faz de conta que não se passa nada.
k) Porque razão todas a televisões privadas, deram relevo á nossa luta e à situação na empresa, tendo a RTP, estação pública, optado também pelo silêncio, apesar de diversas vezes a termos contactado???
l) Porque razão o IAPMEI e as capitais de risco, a quem o Rui Cardoso, deve cerca de 4 a 5 milhões de euros, isto desde 1998 /99, não o executam, desde a "compra" da ex-Fisel.???
m) Os edifícios fabris são do BCP, por causa do contrato de leaseback, algumas máquinas são da CCAM de Seia (leasing), resumindo, empresa quase sem património.
n) Por último e agradecemos a autorização do Mário Branquinho, transcrevemos o que alguém lá escreveu no blog, que nos parece uma antevisão do guião do filme, sobre o fim da Beiralã:
1-"Estamos perante um grande embuste!!!Sindicato em silêncio é mau sinal.Este Rui Cardoso "canta" melhor que a falecida Amália, mas o povo já conhece as letras todas das músicas dele. Efectivamente isto é uma história para contar, mas no local próprio e com depoimentos credíveis das pessoas lesadas".

2-"Pois é,... o silencio ensurdecedor do Sindicato! E da CMSEIA!Este sindicalismo anda muito crédulo e crente e agachado.Insolvência, sindicato na comissão de credores, proposta de um sócio da empresa comprar por "tuta e meia" a "sua" empresa (agora limpa de encargos) com a promessa de alguns poucos trabalhadores ficarem (por algum tempo e para tapar os olhos, com o amen do SR SINDICALISTA o patrão da manipulação. Julgo já ter visto este filme!!ABRAM OS OLHOS."
Por últimos resta-nos agradecer a vossa ajuda e esperamos contar com vocês neste processo doloroso, talvez mais, do que quando foi da ex-FiSEL. Como compreenderão, não nos podemos ainda identificar até o processo estar mais evoluído, vivemos numa terra pequena e temos medo de ser alvo de perseguição e intimidação, quer política, social e até familiar.
Muito Obrigado e Melhores Cumprimentos
Trabalhadores da Beiralã

Sem comentários: