quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Workshop. Cinema. Seia. Cise. Cine'Eco

Até ao próximo dia 19 de Setembro estão abertas as inscrições na Câmara de Seia para os interessados em participar num Workshop de cinema designado “Filmar o Ambiente”.

Esta iniciativa, integrada no Cine’Eco, decorrerá nos dias 4 e 5 de Outubro no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e será orientada por Frederico Corado.

Dividido em duas partes, o Workshop terá uma primeira parte teórica onde serão tratadas as problemáticas formais dos conteúdos e história do documentarismo ambiental e uma segunda parte prática com a realização de um vídeo sobre a Serra da Estrela. Em todo o workshop será dada importância ao facto de como o cinema deu forma à maneira como vemos, pensamos, consumimos e tratamos a natureza tanto nas sociedades actuais como passadas.

Pretende-se com esta iniciativa estimular as pessoas de Seia e da região e particularmente os jovens, para o documentarismo ambiental e assim poderem futuramente concorrer ao Festival. Já em Janeiro deste ano decorreu um workshop de documentarismo, que contou com a participação entusiasta de cerca de 30 participantes.

Curiosamente este ano, regista-se um leque mais alargado de filmes feitos a partir de Seia e da região, concorrentes ao Cine’Eco. De resto, esta é uma das muitas actividades paralelas desenvolvidas este ano pela organização para aproximar o festival da comunidade. Dentro de dias darei conta.

Sem comentários: