terça-feira, 2 de setembro de 2008

Depois das férias, a reentré promete, no regresso à civitas sena

Depois das férias, aí estamos, arregaçando mangas para o trabalho. Para trás ficou o descanso, a reflexão, as viagens, os mergulhos, a vida familiar mais intensa e mais próxima e por aí fora. Retemperaram-se forças, repensou-se a vida e os rumos que ela pode trilhar, revisitaram-se memórias, anseios, desejos, enfim, férias.

Aqui no blogue demos azo e espaço às notícias antigas de Seia, trazidas a lume pela responsável do Arquivo Municipal, Drª. Filomena Carvalho, a quem agradeço em meu nome e dos muitos leitores que sei que apreciaram os recortes históricos das nossas terras.

Agora voltamos ao trabalho. E Setembro promete ser um mês em cheio a todos os títulos, como se verá. Da minha parte, profissionalmente estarei envolvido nos vários eventos já programados e divulgados para a Casa Municipal da Cultura, com destaque para o teatro e para a música sinfónica. Tudo isto enquanto se ultima o programa do Cine’Eco, o festival de cinema que marca encontro com o público de Seia, todos os anos em Outubro, desde 1995.

Fora disso e na minha condição de cidadania, já que sou Presidente de uma IPSS – Associação de Beneficência do Sabugueiro - estarei envolvido na inauguração do Lar de Idosos, cujas obras de remodelação entraram na fase final de construção.

Há depois a política, onde tenho um pé na Assembleia Municipal, órgão que reúne obrigatoriamente em Setembro, proporcionando espaço para o debate e reflexão sobre questões locais.
Fora da Assembleia, mas politicamente falando, o mês também promete ser quente já que irá haver reentres dos partidos, registando-se neste momento, pelo menos dois acontecimentos que se aguardam com expectativa. As eleições para a Federação da Guarda do PS, onde há pelo menos dois senenses como principais protagonistas na corrida – Eduardo Brito e André Figueiredo; e as eleições para a Concelhia de Seia o PSD, onde parece haver “espaços em branco” à espera de se saber se o actual Presidente da Câmara se recandidata ou não. Esta última questão virará tabú, como é costume de quatro em quatro anos nesta altura e por isso será também com grande expectativa que os senenses aguardarão o desenlance neste mês. Ou não!

No panorama desportivo há a registar o surgimento do Seia Futebol Clube, liderado por Helder Barreiras, que apostará nas camadas jovens de futebol e na 2ª Divisão Distrital, já que a União Desportiva de Seia terá deixado de existir e há um Estádio para usar!

Quanto ao resto, registo igualmente expectativa em torno do futuro da Banda de Seia, enquanto agremiação de elevado relevo cultural, histórico e social da urbe senense, sabendo-se das enormes dificuldades com que se debate.

Por fim, entre muitas outras questões, realço a curiosidade natural em volta da Escola Profissional da Serra da Estrela, de onde foi afastada Fátima Oliveira...

Enfim, depois das férias, a reentre promete, no regresso à civitas sena!

Sem comentários: