sábado, 1 de outubro de 2011

Rui Cristino da Silva na Casa da Cultura de Seia


Foi inaugurada esta tarde nas Galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia a exposição de pintura “Num Olhar”, de Rui Cristino da Silva.
Cristino da Silva expressa com muito realismo a beleza das paisagens e pormenores que vão desde a Ponte de Sandomil, à Capela de São Pedro em Seia, passando por inúmeros lugares da região Centro.
Seia, surge neste olhar do pintor, como ponto central deste realismo ornamentado em muito simbolismo, quer das cores e da harmonia, quer da poesia entrelaçada nas obras à disposição.

Ponto simbólico da inauguração da exposição foi a leitura de um poema dedicado a Seia, escrito e lido por Mário Cristino da Silva, de 90 anos, pai do pintor Rui Cristino da Silva, de 63 anos.


Rui Cristino da Silva ao centro, com os artistas senenses Xico Melo e Sérgio Reis.



Do seu percurso artístico podemos dizer que Rui Cristino da Silva possui o curso completo da Escola de Artes Decorativas António Arroio e Secção de Belas Artes e o curso completo de Fotografia e Cinema.
É descendente de uma família ligada às artes onde se destacam João Cristino da Silva, pintor da corte do rei D. Fernando II, João Ribeiro Cristino da Silva, pintor, arqueólogo e professor, e o arquitecto Luís Cristino da Silva.
Participou na 1.ª Bienal Luso-Espanhola dos Publicitários, Artes e Letras, na Sociedade de Belas Artes, em Lisboa, e na Real Sociedade das Belas Artes, em Madrid, e nos XII, XIII, XIV e XV Encontros Anuais de Artistas Plásticos, a convite da Câmara Municipal de Sintra.
Entre as exposições individuais, destacam-se as do Museu Regional de Sintra e da Galeria Minerva, em Coimbra. Entre as colectivas destacam-se as do Museu da Marinha, Lisboa, Bienal de Alenquer e Palacete da Condessa de Cuba.

A Exposição pode ser vista durante o mês de Outubro, no seguinte horário: De segunda a sexta-feira das 10 às 18 horas e aos Domingos das 15:00 H às 17:30 Horas.

Sem comentários: