quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Escola Superior de Turismo e Hotelaria é do melhor que Seia tem



Do melhor que Seia tem é a existência da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG.

Trata-se de uma unidade orgânica do Instituto Politécnico da Guarda já muito consolidada na nossa comunidade. Já lá vai o tempo que era um mero Polo do IPG. Há mais de uma década que é uma escola autónoma com mais de 400 alunos, a funcionar em modernas instalações inauguradas em Dezembro de 2004. Um edifício bem equipado, já que ali funcionam disciplinas práticas, ligadas à hotelaria e restauração, razão mais do que sobrante para que consolide cada vez mais a sua posição no quadro de estabelecimentos de ensino superior. Se se tratassem de cursos de lápis e papel, mais facilmente poderia haver a tentação de deslocar a escola para a Guarda, mas não.

No entanto, a comunidade senense deve manter-se vigilante e procurar contribuir para a valorização desta escola que tem seguido o seu caminho, tornando-se de ano para ano, num centro formativo de excelência, especializado nas áreas do Turismo, da Hotelaria e da Restauração em termos de ensino superior.

E quanto melhor for a escola, tanto mais beneficia o concelho de Seia em particular e a capital de Distrito em geral, pela sua posição de força e pelos ganhos de escala, dado que contribuirá sempre para aumentar a grandeza do Instituto Politécnico e não o seu contrário.

Ainda recentemente uma reportagem do Jornal de Negócios, colocava o Curso de Licenciatura em Turismo e Lazer desta escola como o curso com melhor taxa de empregabilidade nesta área cientifica específica.

Os dados, que foram retirados do estudo “A procura de emprego dos diplomados com habilitação superior – 2010” do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI), colocam a formação em Turismo e Lazer da ESTH/IPG, em primeiro lugar de uma lista de 18 cursos e instituições, com uma taxa de desemprego de apenas 3,7% demonstrando assim os altos índices de empregabilidade alcançado pelos alunos formados nesta licenciatura.

Por isso, eu digo e repito que a Escola Superior de Turismo e Hotelaria, é do melhor que Seia tem em matéria de desenvolvimento local e que em muito valoriza a própria Guarda.


"Crónica de Seia" publicada no Jornal Terras da Beira - Guarda

MJB

2 comentários:

Eduardo Amaral disse...

é uma pena o povo de seia não apoiar mais a escola e os seus alunos. talvez a escola tivesse mais alunos ....

Anónimo disse...

As pessoas de Seia, como de muitas outras cidades do nosso país, não apoiam nem deixam de apoiar as coisas da terra, são-lhes indiferentes! Aliás, as cidades vizinhas são sempre mais valorizadas em termos de recursos.A verdade é que Seia está bem localizada a nivel geográfico, no entanto ainda lhe falta muita coisa que "puxe" visitantes e, principalmente, que faça regressar os seus próprios jovens que vão estudar para fora e jamais regressam.