terça-feira, 25 de outubro de 2011

BLC3 quer investimento de 700 mil euros para valorizar a Pêra Passa, que também se produz em Seia


A BLC 3, plataforma para o desenvolvimento da região Interior Centro, está a desenvolver um projecto de inovação para valorizar uma das maiores riquezas da região, a Pêra de São Bartolomeu. O projecto pressupõe o investimento de 700 mil euros e candidatou-se aos fundos comunitários da União Europeia.
De acordo com a BLC 3, a Pêra de São Bartolomeu, também conhecida por Pêra Passa, quase desapareceu por falta de investimento tecnológico. Em 1930, segundo um estudo divulgado pela então Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas, produziam-se, só no concelho de Oliveira do Hospital – o principal solar da Pêra Passa – cerca de 90 toneladas do fruto. Hoje, num processo que continua a recorrer a métodos ancestrais, este número desceu para as seis toneladas.
O projecto candidatado pela BLC 3 ao QREN prevê a criação de uma unidade piloto que descasca, desidrata, espalma e embala as peras, automatizando todo o circuito que vai desde a produção até à entrada na cadeia comercial.
“Os testes feitos na unidade piloto vão permitir, mais tarde, a industrialização desta riqueza regional e a sua recuperação para o mercado nacional e internacional. A principal zona de produção dos frutos da Pereira de S. Bartolomeu situa-se nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Seia e algumas freguesias dos concelhos de Viseu, Nelas, Gouveia, Mangualde e Santa Comba Dão”, explica a BLC 3 em comunicado.

A BLC 3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro deve-se a uma forte aposta da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para desenvolver o seu município e a região e dispõe de uma estrutura de excelência com ligação à Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, BIOCANT, Universidade do País Basco e Conselho Superior de Investigação Científica de Espanha.



Um exemplo a seguir.



Sem comentários: