domingo, 30 de outubro de 2011

Opíparos pratos, no Sabugueiro


Hoje comi uns torresmos à moda antiga feitos pela Maria do Adriano, no Restaurante Ribeira D’Alva no Sabugueiro, como há muitos anos não comia. Que sabor! Que tempero!
Há trinta anos, pelo menos, este sabor era próprio do dia da matança do porco nas aldeias e hoje recuperei essa memória. E a acompanhar, na travessa, as castanhas piladas, para saborear ainda mais, já que estamos no Outono e porque decorre no Sabugueiro a Mostra Gastronómica sob o signo dos “Sabores de Outono”.

Declaração de intenções: O Restaurante Ribeira D’Alva é propriedade do meu irmão Pedro Banquinho.
Mas, adiante. A Mostra Gastronómica decorre até dia 12 de Novembro e para além do Ribeira D’alva há mais 10 restaurantes de portas abertas, com enorme sucesso pelas iguarias que colocam na mesa.
Quem vai de Seia para a serra, tem logo do lado esquerdo o Restaurante Mirante da Estrela, onde é atendido pela Olinda, que serve os pratos confeccionados por sua mãe, Ivone Dias. Dos vários pratos servidos, é famoso, ali o arroz de carqueja, embora a ementa tenha muito por onde escolher.
Logo a seguir, ainda do lado esquerdo temos o Restaurante do Abrigo da Montanha,
AQUI com um cozinheiro de craveira, que além do bacalhau com pão, confecciona opíparos pratos que vão para lá da banalidade das ementas turísticas.
Do outro lado da estrada surge o restaurante “O chocalho”, onde predominam os grelhados e outras comidas caseiras, seguindo-se do mesmo lado o Monte Estrela, onde a D. Maria do Rosário tanto pode fazer um bacalhau “do outro mundo”, como um cabrito de se lhe tirar o chapéu.
Mais à frente, do lado esquerdo, surge a Casa Martins, onde a D. carmina e a sua simpatia, tanto serve uma feijoca à Lavrador, como um cabrito ou um borrego de se comer e chorar por mais. E uma sobremesa especial – bolo de bolacha como não há nas redondezas.
Do outro lado da estrada, sobranceiro, situa-se o Grelhados da Serra, que como o nome indica tem bons grelhados, mas onde também se pode saborear a truta na grelha ou a chanfana, entre outros.
Mais abaixo, junto ao Ti Rito, está o Nevão, que é famoso pela chanfana e por lá comerem figuras conhecidas do publico português e não só. Como em tantos outros destes restaurantes! É uma casa pequena e aconchegante, onde o requinte dos pratos confeccionados pela São Dias, é servido à mesa pelo marido Filipe Lopes.
Em plena avenida principal, ou rua do comércio, qual centro comercial a céu aberto, surge do lado direito a Casa Mir Alva, talvez o Restaurante mais conhecido aqui por Seia, já que é muito concorrido por pessoas desta região, além dos turistas. A contribuir para isso, está a simpatia e o trabalho do Luís Mestre que sabe cativar com os temperos e sabores da serra mas também do Alentejo,já que Luis Mestre, que reside no Sabugueiro Há mais de 20 anos, é alentejano.
Depois segue-se a Cozinha Serrana, que além das morcelas, tem cabrito e uma imensa variedade de sabores como se pode verificar no seu blogue
AQUI
A seguir vem o Ribeira D’Alva, de que já falei e mesmo à saída para a serra, o Restaurante Casa da Ponte, que além da chanfana, cabrito e outros, tem carne de cavalo!
Com tudo isto, ficamos com muita água na boca, e nem falámos das sobremesas, nem das entradas, nem dos vinhos.
Mas tudo isso, deixamos para provarem e comprovarem, até dia 12 de Novembro, com descontos de 15% e todo o ano, claro!


http://www.sabugueiro.pt/restaurantes.php?pageNum_restaurante=0



Sem comentários: