domingo, 16 de outubro de 2011

Cinema na Serra da Estrela põe o Brasil em Portugal


A Jornalista brasileira Leia Teixeira esteve em Seia no Cine’Eco e escreveu para a revista Amazônias sobre o Festival, destacando a presença brasileira na competição e descrevendo o concelho de Seia, como território atrativo e privilegiado do ponto de vista cultural e ambiental.


Seia assume-se como um local previlegiado de encontro com a natureza. Logo é a cidade portuguesa mais adequada para a realização de um festival de cinema, sobre a temática ambiental. No entanto, a diversidade e beleza da paisagem e do património, bem como da gastronomia e a cultura, constituem igualmente motivos de grande interesse para uma visita turística durante todo o ano.
Para começar Seia fica situada no sopé da montanha, onde no inverno é possível esquiar e praticar desportos de inverno. Mas fica ainda perto de um conjunto de belas vilas e aldeias de montanha, (Loriga, Sabugueiro, Vide), inseridas num ambiente natural, que podem ser pontos de partida para conhecer melhor a região, percorrer itinerários de caminhadas e locais de desportos da natureza.
O conhecimento e preservação do património ambiental da serra da Estrela faz-se ainda através do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (Cise), uma excelente infra-estrutura expositiva, que desenvolve um conjunto de atividades educativas de divulgação ambiental, investigação e promoção turística.
É possível reservar um guia especializado nas várias áreas (geologia, fauna e flora) para melhor conhecermos o maciço montanhoso. A cidade é ainda dotada de um conjunto de equipamentos museológicos e de lazer que constituem um grande exemplo de diversidade: Museu do Brinquedo, Museu Etnográfico, Museu da Electricidade (um excelente retrato da evolução do aproveitamento hidríco na região) e por último um Museu do Pão, espaço perspectivo e histórico deste alimento, que tem ainda um excelente restaurante onde são servidos pratos tradicionais e os mais ricos manjares da região: queijo da serra da Estrela, requeijão, pão, broa, bolo negro de Loriga, vinho enchidos e cabrito.
A par disso e do Cise há ainda um conjunto de equipamentos culturais de grande atração: a Casa das Artes, Biblioteca e principalmente a Casa Municipal da Cultura, um espaço onde são exibidos a maioria dos filmes do CineEco.


O texto pode ser lido na íntegra AQUI


Sem comentários: