quinta-feira, 13 de outubro de 2011

"Morro no Altar de Mim", de Ricardo Cardoso no TMG



Mais um artista de Seia merece destaque este mês, no panorama cultural nacional.
Desta vez é Ricardo Cardoso, que durante este mês de Outubro tem patente uma exposição de pintura – “Morro no Altar de Mim”, no Café Concerto do TMG – Teatro Municipal da Guarda.
«Através de 15 desenhos divididos em três painéis, onde o processo criativo passa pela auto representação, e a procura de uma representação corporal expressiva, vai-se dando inicio ao processo de libertação, individualização, desindividualização e intelectualização do ser. Afinal qual o peso do nosso corpo naquilo que somos? », explica o autor.
A exposição tem entrada livre e pode ser visitada durante o horário de funcionamento do Café Concerto.
Ricardo Jorge Santos Cardoso nasceu em Seia no ano de 1982. Tem o curso de Artes e Ofícios da Escola Secundária de Seia e o curso de Conservação e Restauro de Madeiras – Arte Sacra, do Cearte em Coimbra.
Licenciado em Artes/ Desenho na Escola Superior Artística do Porto – Guimarães, trabalha em conservação e restauro. É sócio da Argo (Associação Artística de Gondomar), e membro da Artis (Associação de Arte e Imagem de Seia).
Regista no seu currículo várias exposições individuais e colectivas realizadas desde 2002 em vários pontos do país.
Em 2002 foi distinguido com uma Menção honrosa na área da pintura no 7º Concurso de Arte Jovem na Casa D. Ana Nogueira em São Romão.
Em 2010 foi homenageado pelos artistas de Seia no âmbito da ARTIS IX e ainda nesse ano, participou na Bienal da Marinha Grande e foi distinguido com Menção Honrosa no Agirarte, de Oliveira do Hospital.



1 comentário:

Antonio Fernandes Pina disse...

Ai que medo!... Belíssimo trabalho de Ricardo Cardoso que se tiver oportunidade não deixarei de ver e apreciar. É assim que o País também pode crescer.
Hoje apanhei cá com um "murro no estômago"!... A isto chama-se "coragem" e "honestidade". " Há limites para os sacrifícios" e a isto "hipocrisia".

Assina: António Fernandes Pina.