sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Apagão vergonhoso no Sabugueiro


A aldeia do Sabugueiro regista todos os anos uma grande afluência de turistas para a passagem de ano. Calcula-se que nesta época a população triplique, tal é o fenómeno de procura de alojamento para esta altura.

Este grande afluxo faz com que o consumo de energia eléctrica seja muito grande, agravado também pela potência exigida pelo grupo musical que anima a noite da passagem de ano.
Todos os anos, há muitos anos, é assim, e mesmo assim a EDP não evita que haja apagões. E este ano voltou a acontecer. A noite foi passada com cortes frequentes de energia e a dada altura, para compensar nas casas, a EDP terá desligado a rede pública. O que valeu foi o luar e a neve que iluminavam a paisagem naquela que é a noite mais movimentada e divertida do ano nas redondezas.
Hoje, mais ou menos depois das 11 horas, provavelmente quando as pessoas se começam a levantar, os restaurantes a preparar refeições voltou a faltar a luz e até à hora a que escrevo, 18 horas, mais de metade da população continua sem energia.
Vários hoteleiros estão revoltados e dizem que estão a voltar à idade antiga. Uma autêntica vergonha que lesa os interesses dos empresários e os direitos dos turistas que pagam para se divertirem e passam por cenas impróprias de um país que se quer desenvolver pela via do turismo.
A EDP até pode ter argumentos, da trovada, de quadros, de reservas, disto e daquilo, mas o que é certo é que não há maneira de evitar que os apagões aconteçam nesta altura do ano no Sabugueiro, a aldeia mais alta.
Já não bastava o facto de ontem ter havido turistas que estiveram mais de duas horas parados entre a Senhora do Espinheiro e o Sabugueiro, quase à hora de Jantar de fim de ano, por causa de um pouco de neve que caiu e por tardar em vir um limpa-neve.
Eu próprio fui gentilmente rebocado por um jipe particular, ao fim de hora e meia de gincana na estrada. Parecia que estava num filme surrealista!
E é todos os anos a mesma cantiga.

1 comentário:

Sérgio Alves disse...

É realmente lamentável que tal aconteça numa noite tão importante para o turismo na Serra da Estrela, e para o Sabugueiro em particular.
Julgo que em pleno século XXI, é inadmissível que à mínima queda de neve as estradas para a "pequena" Serra da Estrela (quando comparada com outros sistemas montanhosos da Europa e Estados Unidos) fiquem cortadas, sobretudo quando esta é a estrada mais segura para subir à Serra, sobretudo depois das obras de melhoramentos, pois a estrada da Covilhã é muito perigosa e irritante com tanta curva e contracurva.
Contudo, deixe-me dizer-lhe que na noite de fim de ano, por volta das 4h da manhã eu e um grupo de amigos conseguimos chegar à serra pela estrada da Senhora do Desterro sem qualquer tipo de perigo. Estrada essa que como sabe nunca tem direito a um limpa neves. Chegámos quase ao cruzamento que dá para o Sabugueiro (não continuámos porque não quisemos), e nem sequer íamos de jipe, mas sim num Kia Ceed e num Clio, tendo feito uma viagem perfeitamente segura, com os cuidados necessários claro.
Permita-me ainda uma pequena picardia e puxar a brasa à minha sardinha...o melhor fim de ano na zona é sem dúvida o de São Romão...Mais uma vez, um mar de gente encheu as ruas desta vila,que estenderam os festejos de fim de ano, até de manhã.
Contudo, confesso que espero um dia passar a noite de fim de ano no Sabugueiro...pois acredito que tenha uma beleza especial estar junto à zona da Igreja (julgo ser aí que se juntam as pessoas)tendo em redor a neve. Quem sabe para o ano...
Votos de bom ano de 2010!