quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela

Ontem o político de Seia, Nuno Almeida escreveu no seu currículo (político) mais uma página negra e lamentável , ao trocar o interesse do Concelho de Seia pelo interesse partidário. Ainda por cima pelo interesse do PSD do seu líder espiritual, mais-que-tudo - Álvaro Amaro, sem que este sequer precise disto.

Então é assim:

Realizou-se ontem em Fornos de Algodres a Assembleia Geral da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela (CIMSE) que integra os Municípios de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres. Esta Comunidade tem um Conselho Executivo, que é presidido pelo Presidente da Câmara de Gouveia, Álvaro Amaro, sendo ainda constituído pelos Presidentes das Câmaras de Seia e Fornos. A sede da Comunidade é em Gouveia. Os objectivos desta Comunidade, à semelhança de mais 23 Comunidades espalhadas pelo país e 2 áreas metropolitas, é executar medidas comuns aos concelhos que a integram, e dar parecer e acompanhar as grandes obras financiadas no âmbito do QREN, sendo que até ao momento, estão já previstas obras para Seia e Gouveia na ordem de 13 milhões de euros.

O outro órgão desta Comunidade é a Assembleia Geral constituída por 13 elementos: 5 eleitos pela Assembleia Municipal de Seia (3 PS e 2 PSD), 5 eleitos pela Assembleia Municipal de Gouveia (3 PSD e 2 PS) e 3 eleitos pela Assembleia Municipal de Fornos (1 PSD, 1 CDS e 1 PS).
No anterior mandato, por consenso a Assembleia indicou-me a mim (do PS) para Presidente, por ser do maior concelho destes 3; o Dr. Manuel Machado do PSD de Gouveia e o Dr. Manuel Gonçalves (PS) de Fornos de Algodres. Ou seja, estavam representados os dois maiores partidos (na altura não havia ninguém do CDS) e os três concelhos e dava-se a Presidência a Seia, dado que Gouveia já tinha a Presidência do Conselho Executivo.

Ora, na reunião de ontem, que entre outros pontos tinha a eleição de nova Mesa, quando tudo faria crer que haveria novamente consenso para equilíbrio dos vários factores - dimensão dos concelhos, distribuição de presidências e equilíbrio partidário, eis que Nuno Almeida, derruba da Presidência o concelho de Seia e entrega-a de bandeja a Gouveia. Ou seja, com a astúcia deste quadro laranja cá da terra, Gouveia que é o segundo concelho da NUT III, a seguir a Seia, passa a ter tudo na sua mão: a Presidência do Conselho Executivo, a Presidência da Assembleia Geral e a sede da CIMSE. Tudo.

Ou seja, Nuno Almeida trocou o interesse do concelho de Seia pelo interesse partidário, fomentando uma lista que apenas contemplou representantes do PSD. E nessa ânsia, nem sequer procurou ao menos para si e consequentemente para Seia a Presidência desse órgão. Era perfeitamente normal e compreensível que reivindicasse para si a Presidência da Mesa, já não digo para mim que sou do PS e Seia teria ganho, e haveria equilíbrio intermunicipal, mas a “negociação” em que se meteu, (quando teria sido preferível o consenso) levou-o a que Seia fosse relegada para terceiro ou quarto plano.

Uma triste cena, que só não tem contornos desastrosos, porque as consequências são apenas do foro simbólico do quadro político, já que em termos práticos nada se perde! Apenas se cria este “fait divers” político que dá para ver o calibre político desta personagem que quanto mais experiência tem, mais tiros dá no pé.
.

Nota 1: Falo neste assunto publicamente, porque os munícipes têm o direito de saber o que se passa na Comunidade Intermunicipal.
Nota 2: Pessoalmente nada me move contra Nuno Almeida, com quem falo e me dou de forma cordial, o que não impede de dar a minha opinião sobre a sua prestação política que considero muito medíocre. E estou à vontade para dizer isto, porque não sou o único a dizer e a pensar assim, há cada vez mais gente a pensar o mesmo, e é pena.

1 comentário:

Sérgio Alves disse...

Hum...cheira-me que o concelho de Seia vai sair prejudicado com esta situação.