segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Selecção de Futebol, para Seia e em força

E se a selecção de Portugal, para se preparar para o Mundial da África do Sul viesse estagiar para Seia?
Parece que Carlos Queiroz quer trazer a selecção para a altitude e já se sabe que será inevitável que a escolha venha a recair para a Covilhã. Tem Hotéis, estádio e força política e institucional.

Todavia, não deveríamos baixar os braços e tentar trazer a selecção para este lado de cá, nem que seja por um dia, porque temos condições - Estádio, hotéis e equipamentos culturais de qualidade.
Como se poderá a médio prazo trazer para cá a sede da Região de Turismo da Serra da Estrela, que agora se chama só Turismo Serra da Estrela (TSE).
É que a Câmara da Covilhã, bem como o Fundão e outros Municípios não quiseram alinhar na nova configuração deste organismo turístico e ficaram de fora. Logo, não faz sentido que a sede da TSE esteja numa cidade que não pertence à instituição. Pode parecer tolice, mas é verdade. E sendo assim, Seia devia colocar já, de imediato, instalações à disposição do organismo dirigido por Jorge Patrão e ao qual pertence o senense José Belarmino Mendes. É nestas ocasiões que podemos fazer valer a ousadia, como a de tentar que a selecção venha ao menos um dia treinar ao estádio de Seia e fazer com que a comunicação social fale de nós e nos promova. Os craques podiam aproveitar para visitar os museus, o Cise e,… beber um copo na tasca das quatro Bicas!

2 comentários:

Sérgio Alves disse...

Era realmente um grande impulso para a dinamização do nome "Seia".
A questão é saber se Seia tem capacidade hoteleira para receber tanto a equipa nacional (jogadores e staff)como toda a imprensa que viria como ela. Confesso ignorância no que toca ao número de pessoas que a actividade hoteleira de Seia consegue albergar.
Agora não tenho dúvidas que Seia só beneficiaria com a vinda da Nossa Selecção.
Contudo, relembro que há uns anos, se disputou um jogo no novíssimo estádio de Seia, entre o(s) Belenenses e uma outra equipa que agora não me recordo qual, sendo o jogo transmitido em directo pela Sportv, onde apenas os comentadores desse canal desportivo passaram o tempo todo a falar de Gouveia (cidade onde o Belenenses havia estado a estagiar), e pouco ou nada se falou na cidade de Seia.
É de aplaudir a intenção de trazer a Seia eventos de relevância nacional, contudo devemos aproveitá-los para promover ao máximo o concelho.
Por exemplo, todos os anos se realiza em Seia a Feira do Queijo, tal como em muitas outras cidades da região da Estrela. Contudo, a Feira do Queijo de Seia é aquela que menos é referida nos meios de comunicação social televisivos, pelos menos no que toca a reportagem nos boletins noticiosos.
Se não me engano ((e espero não estar a dizer nenhuma "barbaridade"), a feira do ano passado só passou nesses mesmos boletins porque o deputado Paulo Portas, aproveitou a realização da mesma para fazer campanha e atacar o Governo de então. Digo isto, porque a notícia foi:"Paulo Portas criticou o Governo, quando visitava a Feira do Queijo da cidade de Seia". Imagens da Feira zero. Safaram-se aqueles que surgiam nas costas do mesmo Paulo Portas.
Nas outras cidades serranas são feitos directos exclusivamente sobre as feiras (veja-se o festival das sopas de Gouveia).
E a culpa disto não é exclusivamente da Câmara Municipal. Todas as empresas envolvidas nestes eventos também têm as suas culpas.
Julgo portanto que devia haver uma maior promoção do nome Seia, e neste sentido, acho que a presença do Município de Seia na maior montra da oferta turística em Portugal, que decorre de 13 a 17 de Janeiro na FIL é uma medida importante para esse fim.

Sendo natural de um dos principais pontos turísticos do concelho, se não o maior, que opinião tem sobre este tema Sr. Mário Branquinho? (Não lhe peço a opinião enquanto funcionário do município como é óbvio).

Unknown disse...

Antes de mais boa tarde. Eu tenho 18 anos de idade, sou de Seia e vivo em Seia e gostaria muito de ver a Selecção Nacional de Futebol a Estagiar em Seia assim como muitas outras pessoas deste concelho e gostaria de fazer uma petição online com o objectivo de trazer a selecção até cá, mas tenho algumas dúvidas tais como: a quem se deve dirigir essa petição, quantas assinaturas deve ter no mínimo, etc.
Se me puder responder agradecia muito. E força Seia