sábado, 16 de janeiro de 2010

Seia no Programa das Festas da RTP

Acabo de ver um directo da RTP a partir da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), onde para além de outras regiões, se focou na Serra da estrela. Júlio Isidro entrevistou José Belarmino Mendes, um senense na direcção do TSE – Turismo serra da Estrela. Foi uma boa imagem, aquela que foi deixada ao país, contrastando com aquela pindérica representação na altura da Volta a Portugal em Bicicleta, em Agosto, no alto da Torre. Às vezes há a ideia de que para falar das potencialidades de Seia ou da Serra da estrela, se deve colocar a falar o nosso pastor, a nossa artesã, e o mais humilde cidadão que vive pobre e honrado. É óbvio que são elementos importantes na vida da nossa comunidade, mas há mais para mostrar, muito mais e que é suficiente para que os que vêem, percebam que há muito mais potencialidades para além do olhar bucólico e telúrico que a ruralidade proporciona.

Apesar deste directo que deu agora no “Programa das Festas” da RTP, ter sido de pouca duração e em televisão, 5 minutos podem ser preponderantes, a imagem que foi passada da serra, foi a de uma região de progresso, de paisagem, de conhecimento, de criatividade e de grandes empreendimentos.

Seia esteve em destaque, apesar da representação ser de toda a região. Viu-se e ouviu-se a Tuna da Escola Superior de Turismo, falou-se do Museu do Pão e do muito que a Serra tem para oferecer, para além da neve. Enfim, de uma serra pintada de mil cores, que se oferece todo o ano.

Sem comentários: