sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Largo da Feira de Seia



Agora o Largo da feira em Seia é sempre limpo às quartas-feiras à tarde, impreterivelmente até às 17 horas. A informação foi-me prestada pelo Vereador Jorge Brito, na sequência do texto publicado há uns dias atrás aqui no blogue e a propósito do que se passa também no Largo da Feira de Viseu.

O autarca acrescentou ainda que esta limpeza já é feita, praticamente desde que a nova Câmara tomou posse.

Ora aí está uma boa notícia. Se durante a manhã os feirantes deixam plásticos e cartões no largo da feira, (o que apesar de tudo não é correcto) à tarde os serviços camarários passam e limpam.
O ambiente e os munícipes agradecem.

2 comentários:

Sérgio Alves disse...

É de aplaudir...realmente às quartas-feiras à tarde aquele largo parecia uma verdadeira lixeira.

Anónimo disse...

Em Viseu, a Càmara foi mais longe (notícia com mais de um ano):

"O presidente da Câmara de Viseu admitiu ontem estar-se no "bom caminho" relativamente à limpeza do recinto onde se realiza semanalmente a feira, noticia o Diário de Viseu.

O autarca vinha a ameaçar nas últimas semanas com o seu encerramento, caso os feirantes não mudassem de atitude quanto ao lixo que deixavam no espaço destinado ao mercado. "Se o recinto continuar como o encontramos hoje (ontem) não há razões para tomar outras atitudes", sustentou Fernando Ruas.

No final da feira, o largo tinha um aspecto mais limpo do que aquele que foi visto nas últimas semanas. O lixo estava colocado nos contentores ou então em pequenos montes que facilitavam o trabalho à equipa de limpeza da autarquia.

Um cenário diferente do que aquele que foi encontrado pelo autarca viseense nas edições anteriores da feira e que levou o presidente da Câmara a fazer um ultimato aos feirantes. Um aviso que culminou, na semana passada, com um acordo entre a autarquia e a associação representante do sector para que fossem disponibilizados agentes da Polícia Municipal para fiscalizar o espaço.

O Diário de Viseu escreve que a promessa foi cumprida e quatro agentes foram destacados para este serviço durante a feira que se realizou ontem. No final, e depois das tendas desmontadas, o cenário era "diferente". "Ainda não está no ponto exacto, mas estou satisfeito com a resposta dos feirantes", sustentou Fernando Ruas, mostrando--se disponível para manter os agentes com as mesmas funções, caso a associação considere necessário. O autarca espera que a situação se mantenha nas próximas edições da feira, lembrando que a autarquia disponibilizou mais 10 contentores para o recinto, além de ter adquirido um compactador de resíduos, que será colocado junto ao recinto.

O autarca viseense disse ter consciência de que a questão do lixo no recinto poderia levar a que "pagasse o justo pelo pecador", mas que "a situação não podia continuar assim". A mesma opinião é partilhada por um feirante para quem o lixo que fica no recinto é deixado "por um pequeno grupo" de pessoas, muitas das quais "nem sequer estão legais".