domingo, 29 de novembro de 2009

Gente de Seia com valor

José Manuel Mendes Hortêncio


Nesta tarde de Domingo, 29 de Novembro, integrado no X Grande Festival de Orquestras de Música Ligeira de Seia, que decorreu na Casa Municipal da Cultura, teve lugar uma justa homenagem a José Manuel Mendes Hortêncio.


Por isso, fica aqui a biografia que fiz para a ocasião:

José Manuel Mendes Hortêncio nasceu na Rua 1º de Dezembro, em Seia, a 29 de Junho de 1929. Tem oitenta anos de vida e quase setenta de músico.

Começou a sua carreira musical em 1941, na Banda dos Bombeiros Voluntários de Seia, regida na altura por António Augusto Rosa. Nesses tempos, cruza-se ainda com os maestros Basílio Monteiro, Laurentino de Serra e Moura, Sena Pinheiro e António Campos e com os directores Albano Gomes Cabral e Manuel Toscano Pessoa.

Nos princípios da década de 50 interrompeu a sua actividade na banda, por incompatibilidades com a actividade profissional na Companhia Herminios, voltando em 1964, na altura em que era regente o seu irmão Virgílio.

Em 1966 foi transferido da Companhia de Transportes Hermínios para a Empresa Hidroeléctrica da Serra da Estrela (EHESE), no mesmo ano em que era fundada a Banda desta empresa, tendo José Hortênsio ainda tocado simultaneamente na Banda de Seia e na chamada “Banda da Empresa”. Nesse mesmo ano, foi também um dos fundadores da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia. Nos anos seguintes, fez parte da Orquestra da Folgosa do Salvador e dos Grupos “Sena Jazz”, “Ases do Ritmo” e “Diapasão”, parando em 1979, por motivos de saúde. Voltou mais tarde à Banda de Seia, em 1983 (até 1994), quando era maestro Manuel Pancão Cola.

Como instrumentista, executou trompete, saxofone alto e tenor. Passou transitoriamente também pelas Bandas Filarmónicas de Arcozelo da Serra, Gouveia, Paços da Serra e Moimenta da Serra.

Além de músico, ao longo destes anos foi também director da Banda de Seia, Director do Rancho Folclórico e Director Artístico da tocata do mesmo, na altura em que foi gravado o disco do Rancho.

Foi autor de algumas marchas e letras para a Rua Nova e Bairro Salazar, nas Marchas Populares de Seia.

No Orfeão de Seia, além de ter sido Tesoureiro da Direcção, foi e continua a ser coralista entusiasta, pondo também muito do seu empenho na organização do “Festival de Música Coral em Terras de Sena”.

Na Academia Sénior de Seia, integra o Grupo “Cantares e Cantigas”, numa forma descontraída e saudável de lazer e convívio, próprios de quem muito tem dado à causa pública.

Faz parte da Orquestra Juvenil da Serra da Estrela como fundador e executante, tendo exercido cargo de vice-presidente. E aqui, tem naturalmente de destacar-se o empenhamento de José Hortênsio na realização do Festival de Orquestras de Música Ligeira, que chegou a esta 10 ª edição, fruto do seu grande empenhamento, sobretudo nas horas mais difíceis.

Já em 2007, com o seu irmão Virgílio e Cesário Mota - três conceituados músicos despontados ao longo dos tempos em Seia - criaram o grupo “Lendários”, que acompanhados por 4 familiares, gravaram um CD e DVD com músicas dos anos 50.

No decurso destes 80 anos de vida, José Manuel Mendes Hortênsio tem vivido feliz, rodeado da família – os “Ceiras” - conhecidos por terem excelentes dotes musicais e que muito têm dado ao panorama musical do concelho de Seia. Dádivas, das quais tem retirado como compensa, o gosto pelo trabalho, as canseiras dos desafios e as incompreensões que sempre surgem num percurso longo e difícil e tantas vezes escasso de meios.

Muito mais haveria para dizer, da vida de José Hortêncio dedicada à causa do associativismo através da música, mas fica o essencial de um percurso longo e saudável, de um senense temperado na forja de um auto-didatismo feliz e voluntarioso. De um homem honesto e humilde, que tem sabido criar laços e cultivar a amizade ao longo dos tempos, nesta “Seia querida”!

3 comentários:

Edgar Arcanjo disse...

Saudações

Como membro da Orquestra Juvenil da Serra da Estrela e como amigo pessoal do Senhor José Hortêncio agradeço-lhe imenso a bela palestra que proferiu na Casa Municipal da Cultura de Seia aquando do X Grande Festival de Orquestras de Música Ligeira de Seia acerca do incansável "Zé Ceira".
Mais do que justo é essencial e quase vital que o mérito seja reconhecido publicamente enquanto "os temos entre nós".
Nos dias que correm tal vai-se tornando uma raridade, com muita pena minha.
Só quem lida de perto com o Senhor Zé sabe o quanto ele vale e quanto ele foi, é e será importante no mundo do associativismo na nossa zona, em particular no concelho de Seia.
Tenho enorme orgulho de poder privar com tão esplendorosa figura.

Obrigado mais uma vez Mário Branquinho e um obrigado muitíssimo especial para o Senhor Zé, obrigado por ser quem é.

Edgar Arcanjo

Anónimo disse...

Um exemplo de cidadania e, de partilha de conhecimentos.
Uma vida dedicada à cultura, ao associativismo e, ao nosso concelho de Seia.
Obrigado a todos os Homens e Mulheres da nossa Terra que, desinteressadamente, têm lutado pelo seu progresso.

Mª Armanda Mendes disse...

Boa noite,
Fez-se jus ao grande Homem Senense que sempre conheci com uma grande veia musical, mas para além disso um "Grande" Pai um "Grande" Amigo.

Obrigado senhor Mário Branquinho pelas palavras proferidas e recolha de imagens apresentadas. Jamais esquecerei este dia e aproveito para referir que me orgulho muito dos meus pais, por tudo o que me deram, ensinaram e em especial os valores que me transmitiram.

Maria Armanda Mendes