segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Projecto “Alavanca” desenvolve acções de reinserção

O Projecto “Alavanca”, desenvolvido pela Associação de Beneficência do Sabugueiro, está integrado no Plano Operacional de Respostas Integradas (PORI) do Instituto de Droga e da Toxicodependência (IDT) e tem vindo a desenvolver várias actividades de apoio à comunidade local, em estreita articulação com o CRI – Centro de Respostas Integradas da Guarda.

Assumindo um papel dinamizador, o “Alavanca” tem como objectivo a alteração de comportamentos destrutivos que afectam os indivíduos e respectivas famílias, levando-os consequentemente a processos de exclusão social.

Até ao momento, estão em acompanhamento por este Projecto, 70 Utentes – Dependentes Alcoólicos e Toxicodependentes – residentes nos concelhos de Seia e de Gouveia. No que diz respeito ao Concelho de Seia, estes Utentes estão distribuídos geograficamente pelas seguintes localidades: Aldeia de São Miguel; Cabeça; Corgas; Girabolhos; Lapa de Tourais; Ortigueira; Sabugueiro; Sameice; São Romão; Santa Comba; Santa Marinha; Seia; Valezim; Póvoa Nova; Sandomil; Vide; Sazes da Beira; Paranhos da Beira e Cabeça de Eiras.

Relativamente, ao concelho de Gouveia as localidades abrangidas são: Gouveia; Paços da Serra; Lagarinhos; Nabais; Vinhó e Vila Nova de Tazem.

A intervenção do Projecto, baseia-se no apoio psicossocial dos Utentes através de Visitas Domiciliárias (180 até ao momento) a fim de se verificar a situação actual dos mesmos e de se proceder aos encaminhamentos necessários; na sensibilização e encaminhamento para Tratamento da dependência e na colaboração da dinamização de 6 Grupos de Inter-Ajuda divididos pelo GIAG (Centro de Saúde de Gouveia) e pelo GIPA (Centro de Saúde de Seia).

A maioria da população-alvo é proveniente de famílias destruturadas, com idades compreendidas entre os 24 e os 73 anos, beneficiária do Rendimento Social e Inserção, em situação de Desemprego de Longa Duração, cujo projecto de vida se encontra estagnado ou em processo de reinserção.

O Projecto “Alavanca” desenvolve as suas acções em parceria com as Câmaras Municipais de Seia e Gouveia, Segurança Social (Seia e Gouveia), IEFP – Centro de Emprego e Formação Profissional de Seia, ULS (Centros de Saúde de Seia e Gouveia), Juntas de Freguesia, Técnicos de Acção Social Local que solicitam um acompanhamento mais personalizado aos indivíduos e suas famílias.

Da população em acompanhamento, procedeu-se ao encaminhamento de 12 indivíduos para Tratamento encontrando-se, neste momento, em processo de reinserção laboral dando inicio a um novo projecto de vida que passa pelo reforço das suas competências pessoais, sociais e profissionais.

Desta forma, o Projecto “Alavanca” solicita a participação de todos, que num exercício de cidadania, colaborem para a promoção da alteração destas situações.

Sem comentários: