domingo, 8 de novembro de 2009

Seia, Os últimos dias dos têxteis e lanifícios da Beira Alta



Última resistente na região, a Beiralã enfrenta um processo complexo, em que os trabalhadores são os últimos da fila de credores.

A Beiralã fechou portas no final de Julho, quando o administrador judicial considerou não haver condições para pagar os vencimentos aos 90 trabalhadores que continuavam em funções. A fábrica está insolvente desde 1 de Abril, data em que foram despedidos os 120 trabalhadores.A Beiralã foi fundada em 1989 na cidade da Covilhã e em 1997 adquiriu o património da extinta Fisel, em Seia. Chegou a ter 210 trabalhadores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando alguns diziam que não valia a pena injectar mais dinheiro na Fisel, Vodratex e Cpª Lda, nomeadamente através dos SIRME do Eng.º Pina Moura distribuiu sem Rei nem roque chamaram-lhes malucos. O q aconteceu passados estes anos: as fábricas fecharam à mesma, os trabalhadores foram para o desemprego ainda mais velhos sem oportunidades de trabalho. Adiaram o inevitável a custa de que? Dos nossos impostos. Viva os gestores públicos e os balões de oxigénio para agradar aos politecos locais. Irra tralha de País!