domingo, 2 de novembro de 2008

Finas compotas para um pão de excelência

O Jornal de Noticias de hoje fala de dois produtos de Seia valorizados no mercado nacional: A Companhia das Abóboras e o Pão do Sabugueiro.
Aqui fica um excerto do trabalho da jornalista Licínia Girão sobre estas "Receitas guardadas há gerações em família e que chegam hoje às nossas casas".

"Estamos em pleno Outono e o tempo começa a dar-nos o prazer de ver a sair das chaminés o fumo das lareiras acesas e do lume dos borralhos das saudosas casas das aldeias dos nossos pais e avós.
Foi por aí que a Viva+ andou à descoberta dos aromas e sabores de Outono. Chegámos à aldeia mais alta de Portugal, em plena Serra da Estrela, e rendemo-nos aos encantos do Sabugueiro, no concelho de Seia.
Enchidos e presuntos a serem fumados, o leite da ovelha bordaleira a ser transformado no famoso Queijo Serra da Estrela, o soro em requeijão e o vinho do Dão nas prateleiras. Mas o cheiro do pão acabado de sair do forno de lenha não deixa ninguém indiferente.
Desde sempre que Carlos Branquinho teve o privilégio de saborear o pão de centeio que a mãe cozia, tal como praticamente todas as donas de casa da aldeia. Em 1996 já eram poucas as mãos que amassavam a mistura que dava origem ao designado Pão do Sabugueiro. Conceição Branquinho teimava em cozer o pão, incluindo no forno comunitário da aldeia.
Os pedidos começaram a surgir. Primeiro as vizinhas, depois os donos dos muitos restaurantes do Sabugueiro. Carlos Branquinho começou a ajudar a mãe e depressa deu conta de que tinha de ir mais longe.
Em Seia, este não foi o único negócio próspero que nasceu a partir de uma receita familiar. Os irmãos Manuel Correia e Ricardo Correia também passaram a infância a deliciarem-se, durante o Inverno, com as compotas feitas, nesta altura do ano, pelas mãos da avó e da mãe.
Há dez anos lançaram mãos à obra e criaram, em Gouveia, "A Companhia das Abóboras", hojeum caso de sucesso nacional. Com o segredo repescado entre as gerações mais velhas e guardado entre os delicados dedos que cortam a fruta que transformam em compotas criaram 24 as variedades de doces para 50 referências".
Declaração de interesses (!):
O Carlos Branquinho é meu irmão!

2 comentários:

João Pedro disse...

O meu sentido abraço de parabéns aos Branquinho, ao Manel e ao Ricardo.
Fico feliz,
João Pedro (Barriosa)

João Pedro disse...

O mais sentido abraço de parabéns aos Branquinho, ao Manel e ao Ricardo.
Fico feliz,
João Pedro (Barriosa)