domingo, 9 de novembro de 2008

Sabugueiro - Turismo rural na casa dos avós

No Sabugueiro, uma antiga moradia beirã é agora um acolhedor lugar de pernoita

LICÍNIA GIRÃO / Jornal Noticias Viva + 9/11/2008


Caídos os primeiros nevões na serra da Estrela o impulso natural é o de rumar aos encantos dela. Mas, depois de um dia a percorrer os sítios emblemáticos da serra, o corpo e a mente pedem um lugar acolhedor para pernoitar.
No Sabugueiro, a aldeia mais alta do país, poderá desfrutar da tranquilidade da Casa da Moreia. Cinco acolhedores quartos de casal com casa de banho privativa, aquecimento e televisão, uma sala com lareira e uma cozinha, onde serão servidos os pequenos-almoços e ainda poderá confeccionar refeições ou adquiri-las num dos muitos restaurantes existentes na aldeia, esperam por si. Dispõe ainda de garagem e de um terraço com churrasqueira.
O chão de madeira, aquecido por um sistema de piso radiante ligado a painéis solares, garantem um conforto que permite andar descalço. A casa poderá ser arrendada para um grupo ou os quartos individualmente. Tem capacidade para 10 adultos e duas crianças.
O proprietário, António Maximino, é um professor que resolveu recuperar a casa dos avós com o apoio do programa Pró-Estrela. Esta casa tipicamente beirã e serrana começou por ser edificada na primeira metade do século XX no lugar de uma antiga eira onde anualmente se juntava a moreia de centeio para ser malhado. Foi recentemente reconstruída a partir de técnicas e materiais tradicionais adaptados às exigências modernas.
Na região são muitas as actividades que poderão complementar a estadia. António Maximino que diz ser o presente mais ausente da casa, ou o contrário, consoante a vontade dos clientes, aconselha os passeios pedestres devidamente sinalizados, os desportos de Inverno, as inevitáveis visitas aos restaurantes da região.


Sem comentários: