quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O Marcelismo e o 25 de Abril vistos em dois jornais locais

LIVROS DE SEIA




O Marcelismo e o 25 de Abril vistos em dois jornais locais Subsídios para a história recente de Seia (1968 – 1975)



O autor, Luis Vieira Rente compila, de forma metódica e científica, informação que retrata a forma como 2 jornais locais viram a primavera Marcelista desde 1968 até ao primeiro ano da democracia - 1975.



O trabalho efectuado no âmbito do Mestrado Interdisciplinar em Estudos Portugueses, (Universidade Aberta) faz desde logo uma análise comparativa dos sois jornais que se publicavam na época em Seia (1968 – 1975) e que eram o “Seia Católica” e “A Voz da Serra”.
Como se refere no próprio livro, “o grosso do trabalho versa a forma como os temas locais considerados mais marcantes do viver colectivo – a Política, os protagonistas, o Urbanismo, o Ensino, o Turismo, o Desporto e as instituições – são tratados ao longo do período.

Por último, conclui-se que a data fulcral – 25 de Abril de 1974 – traz profundas alterações no conteúdo e na forma das matérias publicadas nos dois jornais. O mensário católico extravasa da condição de boletim paroquial, assumindo, de forma inequívoca, a sua posição político-ideológica, passando a dar um maior enfoque aos temas de política nacional.

O periódico republicano, pelo contrário, passa de uma postura mais empenhada politicamente, em que dava guarida a opiniões dos sectores oposicionistas ao regime deposto em 25 de Abril de 1974, para assumir uma atitude de equidistância entre as posições partidárias, assumindo como primordial a função informativa do jornalismo”.
O autor

Luis Vieira Rente nasceu no Brasil em 1956 mas passou a sua infância em Trancoso. Frequentou o Liceu Nacional da Guarda e Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras de Coimbra, em 1979. É professor em Seia desde 1982, sendo professor efectivo da Escola Preparatória (actual Escola EB 2,3 Dr. Guilherme C. Carvalho) a partir de 1988.
Foi Secretário e Vice-Presidente do Conselho Directivo desta escola e integrou a Comissão Instaladora da EB 2,3 nº 2 de Seia – actual EB 2,3 Dr. Abranches Ferrão (Arrifana). No biénio 2001-2002 frequentou o Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares na Universidade Aberta, tendo defendido a respectiva dissertação em 1 de Abril de 2003.
É Presidente da Assembleia do Agrupamento de Escolas nº 1 de Seia e integra o Conselho Municipal de Educção de Seia.

Sem comentários: