domingo, 16 de novembro de 2008

A estupidificação da humanidade

José António Saraiva, Director do Jornal Sol fala este fim de semana num tema que me tem assaltado à ideia nos últimos anos. O facto de nos termos tornado, de uma maneira geral, consumidores passivos. No carro a ouvir o rádio, em casa a ver televisão ou a navegar na internet, a ler jornais, livros, por aqui e por ali, sempre, ou quase sempre a consumir e com pouco tempo ou pré-disposição para produzir. De uma maneira geral, faz-nos falta parar para produzir. Criar. Dizer o que pensamos sobre o livro que lemos, o filme que vimos ou a música que ouvimos. Mas na maior parte das vezes, empanturramo-nos com toneladas de mensagens e não exercitamos sequer para fazer a digestão de tanta leitura. Nem sequer fazemos tertúlia como se impõe! Não nos encontramos. Quando muito vivemos desencontrados. Falamos pouco, só consumimos.
Por acaso, e não é por agora se falar nisso, eu sempre fui daqueles que desligava o rádio do carro muitas vezes. Pratico com frequência esse hábito saudável de pensar, que é o que vai faltando nos dias de hoje.
Antes dizia-se que os melhores sítios para pensar começavam por C: na cama, no chuveiro e no carro. Essa máxima sempre a tive em conta, porque é antes de dormir que sempre se dá uma volta pelas coisas passadas do dia e por outras previstas para o dia seguinte. No chuveiro, que é também um momento de solidão, no começo do dia, perspectivando o que aí vem e no carro, num tal momento, de rádio desligado, a exercitar a mente.
De facto, ouvimos dizer muitas vezes que não vale a pena pensar muito porque já está tudo inventado, mas convém contrariar esta máxima, pelo menos para não contribuir para a tal estupidificação da humanidade.
.
Nota: o texto do José António Saraiva pode ler-se em:
http://sol.sapo.pt/Blogs/jas/default.aspx

2 comentários:

Restaurante Cozinha Serrana disse...

Antes demais muito obrigada pela visita ao blog.
Ficam então os contactos do restaurante:
Rua do Comércio,nº12
6270-151 Sabugueiro

Tlf: 238390091
Tlm: 918619114

ljma disse...

Outro sítio onde se pensava bem (mas em tertúlia, não na solidão) também começa com a letra "c": o café.
saudações!