quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Viagens pelas nossas terras, SÃO ROMÃO

A vila de São Romão está edificada no vértice de um extenso e fértil vale, à altitude de 590m.
Povoação muito antiga com Foral concedido por D. Manuel em 1514, foi elevada à categoria de vila a 18 de Dezembro de 1987.
O Rio Alva passa na Ponte Jugais a cerca de 2Kms de S. Romão. Embora a paisagem que nesta zona se avista seja de grande beleza, é na Sra. do Desterro que a imaginação se perde em contemplações.
Os limites extremos de S. Romão sobem às alturas da Serra da Estrela e vão demarcar-se no sítio da Torre ou planalto do Malhão, onde confinam os de Alvoco, Sabugueiro, Loriga e Covilhã.
Foi no termo de S. Romão que se construiu, em 1909, a 1ª central Eléctrica portuguesa, na Senhora do Destêrro, com uma potência inicial de 2.320 KW, pouco depois acrescentada pela Ponte de Jugais, com uma queda de água de 230m e uma potência de 4.656Kw. Há ainda as centrais do Sabugueiro a 1000m de altitude e a de Vila Cova, esta com a queda de 207m e a potência de 4.211Kw, todas no Rio Alva.
À povoação de S. Romão anda ligado o romance "Mário" de Silva Gaio, que é muito conhecido e se enquadra na época das lutas entre liberais e Miguelistas.
Em S. Romão se instalou em 1958 a Esquadra nº 13 da Força Aérea - para apoiar a Estação de Radar na Torre. Contudo, por razões técnicas, a Força Aérea viu-se obrigada a abandonar o projecto.
A quem por aqui passe aconselha-se uma pequena visita ao centenário solar que foi da família Pina Faria, hoje pertencente aos Figueiredo Lopes, que se encontra ligado ao Turismo de Habitação com o sugestivo nome de Casa das Tílias. Para além desta bela casa existe uma outra que não lhe é inferior em beleza ou interesse, a casa da Família Ferreira da Fonseca
Castro de S. Romão
Situa-se no Monte que tem o seu nome, cuja altura máxima é de 888m. Trata-se de um castro Lusitano.

Igreja Matriz
O orago da Igreja Matriz é N. Sra. do Socorro. Este Templo indica para uma construção do séc. XVIII.

Casa das Tílias
Casa senhorial beirã do sec XIX onde se respira o ar puro da montanha e se escura o sussurrar do regato que corre debaixo das janelas.

Capela de Sto António
Capela particular pertencente à Exma Sra. D. Ana Martins Nogueira, contígua à sua casa. Na fachada exterior da capela há um pequeno painel de azulejo com a imagem de N. Sra que tem a data de 1940.

Capela de N. Sra. da Conceição
É uma capela particular que agora se encontra fechada ao culto. A frontaria é em cantaria de granito. Pertencente a uma casa fidalga integra-se na Quinta da Conceição.

Capela de S. Romão
Esta capela situa-se no "cabo da vila" e é antiquíssima. Deve ser o monumento mais antigo existente no interior da população.

Capela de S. Sebastião
Situa-se a poente da Vila, o seu altar tem um retábulo em talha dourada.

Capela do Sr. Sto Cristo
Situa-se no fundo da rua que tem o mesmo nome da capela. Trata-se de uma pequena ermida com alpendre sob o qual existe um púlpito exterior em granito, o que é uma raridade e também um certificado da sua já longa existência.

Santuário da Sra do Destêrro
Neste santuário existem várias ermidas que estão situadas umas na margem direita e outras na margem esquerda do rio alva e que são as seguintes:

Capela da Sra do Destêrro
É de todas a mais ampla e a mais antiga. É dedicada à N. Sra. do Destêrro, constituindo uma alusão à fuga da Sagrada Família para o Egipto. Na capela existem 13 painéis que recordam favores recebidos por intermédio de N. Sra. do Destêrro.

Capela de N. Sra. da Boa Viagem
Foi construída pelo Dr. José de Brito, em cumprimento de uma promessa feita durante uma tempestade no mar em frente da Serra Leoa.

Capela dos Doutores
Local onde sete imagens, em tamanho natural, relatam o encontro do Menino Jesus, noTemplo, com os Doutores da Lei.

Capela do Profeta Simião
Apresentação do Menino Jesus no templo e a purificação de N. Sra. em cumprimento da Lei de Moisés.

Capela do Sto do Horto
Esta capela não tem altar e recorda-nos outro trecho do Evangelho; a imagem de Jesus de joelhos a rezar no Horto ou no Jardim das Oliveiras para onde se retirou na véspera da Sua morte.

Capela da Sra. da Piedade
Nesta capela está a imagem de N. Sra. com seu filho já morto, nos seus braços, depois de ter sido retirado da Cruz.

Capela de N. Sra. das Dores
É de todas a mais pequena e situa-se na encosta a caminho da Cabeça da Velha.

Capela do Calvário
Situa-se a 50 m da Cabeça da Velha. Representa-se ali o Monte Calvário com três cruzes.


(Informações retiradas da "Monografia do Concelho de Seia", de Quelhas Bigotte)

2 comentários:

Antonio Fernandes Pina disse...

É impressionante que ninguém fale da vila de São Romão.
A vila de São Romão tem história. Os seus habitantes são gente com alma e coração e o seu bairrismo torna-a a cada dia que passa mais alegre e cheia de vida.
Faço votos para que ninguém de esqueça que São Romão é um exemplo para todo o concelho.
A vila de São Romão é linda, e não passa desapercebida aos olhos de quem a visita.
Vamos em frente São Romão! Vocês merecem!
A todos os meus amigos e comhecidos daquela vila que são muitos, aí vai um grande abraço para todos.

Anónimo disse...

Bom Dia
Ao navegar nestas águas...deparei com este belissímo testemunho.Não posso ficar indiferente sendo eu,uma "filha" da boa gente de S.Romão.Faço minhas as palavras do antonio pina,(com a sua permissão,obviamente)
Eu pergunto:
Porque há tâo pouca informação desta terra linda e poderosa,das suas gentes,da sua gastronomia,da sua localização junto á nossa Serra da estrêla???
Uns são filhos,outros enteados???SÓ brilham os que vão na vanguarda???Por vezes,os grandes herois,sâo precisamente os que estão na rectaguarda,mas porque ñ têm ninguém que os ajude,ali ficam eternamente,acontece isso com S.Romão,não é verdade???
Atoda a minha boa gente de S.Romão vos quero dizer;que jamais vos esqueço e de todo o carinho que de vós recebi e o quanto meus pais foram felizes nesse torrão a beijar a Estêla.
Elisabete Correia