quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Esta região está na cauda da qualidade de vida, temos de inverter a situação

O Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior (UBI) realizou um estudo sobre a qualidade de vida nos 278 concelhos de Portugal continental. Na zona da Beira Serra, o concelho de Oliveira do Hospital surge como o mais bem classificado (154), seguido de Tábua (178), Góis (191), Seia (192), Arganil (193), Gouveia (206) e Celorico da Beira (225).No entanto, comparando com os concelhos vizinhos da região do Planalto Beirão, todos os concelhos da Beira Serra ficam atrás, com Mangualde (104) a liderar o ranking, seguido de Nelas (116), Santa Comba Dão (130) e Carregal do Sal (143). Os concelhos da Beira Serra encontram-se, assim, na metade inferior deste ranking.Neste estudo, coordenado pelo professor universitário José Pires Manso, o concelho de Lisboa surge no primeiro lugar da lista e o Sabugal em último.
Ler mais em:

2 comentários:

Antonio Fernandes Pina disse...

Os Europeus começaram a discutir o progresso nos anos 60 nós infelizmente só há bem pouco tempo lhe deram alguma atenção.
A política "faz de conta" foi um erro crasso no desenvolvimento do nosso concelho. O facilitismo e a inércia de alguns políticos diga-se, bem intencionados, não estavam preparados para um trabalho que exigia comhecimentos e grande capacidade de perceber o que é um concelho devidamente ordenado e equilibrado.
Hoje verifico com agrado que estamos no bom caminho ainda difícil, e na certeza de que os novos equipamentos que estão a surgir, uma política sustentada na igualdade de oportunidades e uma mentalidade que pense objectivamente e definitivamente nas pessoas e no seu bem estar; façamos nós políticas que sejam autênticas reformas para melhorar a sustentabilidade do nosso concelho e creio ser possível uma boa qualidade de vida.

Antonio disse...

O que é engraçado é que muitos dos habitantes de Seia, até com responsabilidades no campo da educação e da política, dizem-me sempre que em Lisboa não há qualidade de vida... que aí é que é!
Mais uma evidencia de que os políticos locais pensam o mundo ao contrário. Estão enganados, com os valores trocados. Esta é que é a verdadeira causa do subdesenvolvimento do interior.