terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Livraria de Seia rima com aldeia


Li hoje no Porta da Estrela Online que a Câmara de Seia vai encerrar a Livraria Municipal. De facto, nunca percebi bem a ideia daquela estrutura, porque de Livraria Municipal nunca teve nada!

Há uns anos atrás falou-se que talvez se justificasse em Seia uma grande e boa livraria, onde as pessoas pudessem consultar livros e encomendar outros, mas aos poucos foi-se percebendo que isso não funcionava em terras pequenas como Seia. Além do mais, havia o exemplo que se ouvia falar da Livraria Municipal da Guarda que também não tinha dado certo.

Mesmo assim, foi-se para diante com a ideia de fazer ali qualquer coisa e no final resultou num espaço onde as pessoas podiam ir ler jornais, revistas e publicações municipais. Afinal, um “negócio” que não funcionou, porque tinha um ou dois clientes por dia.
De facto, há coisas que correm muito bem, mas esta não correu. E percebo que se tenha a ideia de tornar Seia numa cidade de hábitos cosmopolitas, mas como dizia o outro, em certos aspectos “Seia, rima com aldeia”!

Talvez por isso, aquele espaço vá agora acolher o Centro Dinamizador da Rede de Aldeias de Montanha de que fazem parte as freguesias de Alvoco da Serra, Cabeça, Lapa dos Dinheiros, Loriga, Sabugueiro, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim e Vide.
Oxalá tenha utilidade.

1 comentário:

A. Madeira disse...

Está a perder-se o gosto pela leitura.
Os jovens cada vez lêem menos e mal...
Publica-se muito em Portugal, mas lê-se muito pouco.