sábado, 28 de janeiro de 2012

Seia, cidade ambiental


A Câmara Municipal de Seia, que tem no emprego a sua principal prioridade, tem centrado em simultâneo a sua estratégia em torno das questões ambientais e da valorização dos produtos, numa lógica de desenvolvimento económico sustentado. Dentro dessa linha, lançou o programa ECO 2 Seia, que visa tornar a cidade de Seia a primeira do país de baixo carbono. Ou seja, onde há preocupações e acções ambientais constantes por parte das pessoas e das instituições. Para isso, a autarquia está a lançar várias actividades para tornar o concelho mais amigo do ambiente.
A primeira iniciativa que levou a efeito foi a da troca de lâmpadas incandescentes numa acção concertada com a EDP e que vai continuar de modo a dotar todo o concelho de lâmpadas economizadoras.
A acção, que já começou na aldeia do Sabugueiro, pretende abranger cerca de 15 mil casas e deverá permitir aos habitantes pouparem 750 mil euros na factura anual da Luz ao mesmo tempo que diminuem a emissão de gases poluentes.
Ao todo, até ao final do ano, a autarquia estima que serão substituídas cerca de 200 mil lâmpadas, e procura por isso mecenas privados que possam pagar as luzes, que serão depois distribuídas gratuitamente pelos moradores.
Outra iniciativa tem a ver com a poupança energética nas IPSS, que está a decorrer, tendo já sido abrangidos 5 das 32 instituições de solidariedade do concelho. A escolha recaiu sobre as Associações de Tourais, do Sabugueiro, de São Romão, de Paranhos e a Fundação Aurora Borges de Santa Marinha que foram já credenciadas.
A Associação do Sabugueiro, a que presido, já beneficiou do fornecimento de lâmpadas economizadoras e está a desenvolver mecanismos de poupança energética. Nesta instituição, já é utilizada a energia solar o que ajudou a baixar num ano a factura energética em 3 mil euros. No entanto, e segundo a pegada de carbono efectuada pela CAOS, a associação terá de plantar 200 árvores por ano!
Entretanto, o Município levou a cabo este Sábado, dia 28 de Janeiro, mais uma iniciativa neste domínio. Assinou com algumas empresas do concelho um compromisso de acreditação de produtos Eco2Seia e desafiou outras a fazerem o mesmo. Trata-se dos produtores, Loripão (Padaria), Queijos Tavares (Queijaria), Fumeiro Serra da Estrela (Enchidos e Presuntos), Grande Forno – Pão do Sabugueiro (Padaria) e Quinta do Espinho (Produtos Alimentares). Mas há muitos outros produtores da área dos vinhos, dos queijos e outros que são desafiados para esta acreditação.
Dito de uma forma prática, para terem direito a este selo ou etiqueta, os produtores precisam de reduzir os custos energéticos, aproveitando as biomassas, a energia solar e outras energias alternativas.
Para além destas iniciativas, o Município tem ainda a decorrer um conjunto de outras relacionadas com o projecto Aldeias de Montanha e de valorização do turismo e um projecto em parceria com a Vodafone, que vai investir dinheiro para tornar o Sabugueiro a aldeia mais tecnológica do país, como referiu o Presidente da Câmara, Carlos Filipe Camelo.
Dito assim, pode parecer “muita fruta” e pouco sumo no imediato, mas é um caminho que está a ser seguido pelo município, no âmbito da agenda local 21, e que carece do envolvimento da comunidade.
Numa altura em que falta pouco mais de um ano e meio para o final do mandato deste executivo, o que eu acho é que, tem de haver mais comunicação, mais envolvimento das pessoas, que terão necessariamente de se rever nestes projectos. E o que eu temo é que a maioria das pessoas não se reveja, ou pior ainda, nem sequer saiba o que é isto do Eco 2 Seia. É que, mais uma vez, todos os entendidos, sobretudo de reputadas instituições de fora, tecem rasgados elogios a esta estratégia de Seia, e à ideia de cidade de baixo carbono, mas o povo, o nosso povo, pode não perceber patavina do que se anda para aí a fazer. Por isso, devemos falar uma linguagem mais acessível e descer cada vez mais ao povoado, para levar a bom porto esta grande empreitada. É que não é fácil, mas por ser assim, não é menos valiosa.
Digo eu, aqui e nos fóruns próprios em que participo.
Nota: Mais informaçoes sobre o ECO2Seia, AQUI

e aqui no site oficial: http://www.eco2seia.com/pt/

1 comentário:

Anónimo disse...

"Água, alimentos, oxigênio, energia e muito mais ... o ambiente atende muitas das nossas necessidades vitais. Devemos isso a nós mesmos para proteger nosso meio ambiente e para usá-lo com cuidado, nossa saúde e nossa própria sobrevivência está em jogo. Desde o início dos anos 1970 a Europa tem sido firmemente comprometida com o meio ambiente: a protecção do ar e da qualidade da água, conservação dos recursos ea proteção da biodiversidade, gestão de resíduos e controle de atividades que têm um impacto ambiental adverso são apenas algumas das áreas em que a UE está ativa, tanto a nível nacional e internacional. Seja através de medidas corretivas relacionadas com problemas ambientais específicos ou transversais medidas integradas nas áreas de política, política ambiental europeia, com base no artigo 174 º do Tratado que institui a Comunidade Europeia, visa assegurar o desenvolvimento sustentável do modelo europeu de sociedade."
A EcoSeia está realmente de parabens...as barreiras arquitetonicas sao tambem um ponto a frisar....parabens Seia.
eugenio