domingo, 27 de janeiro de 2008

Terras da nossa terra - Paranhos da Beira

Paranhos da Beira é uma freguesia portuguesa do concelho de Seia, com 21,01 km² de área e 1 714 habitantes (2001), situada a sudeste do Mondego a uma altitude de 465 m. Densidade: 81,6 hab/km².
Foi elevada a
vila em 24 de Agosto de 1989, mudando a sua designação de Paranhos para Paranhos da Beira.
A sua origem remonta à época pré-histórica como comprova a Anta de Carvalhal da Louça, entretanto classificada como monumento de interesse nacional. Tem 2,80 de diâmetro e 2m de altura, em forma de tronco pirâmide de base decagonal, constituída por nove esteios quase trapezoidais, inclinados para o centro, à excepção da chave mestra em posição vertical, formando os esteios contíguos uma espécie de cunhas; entrada orientada a E.; os esteios apresentam a totalidade da sua altura à excepção de um esteio a S. Com cerca de metade da altura original; a tampa apresenta insculpida uma cruz grega e uma cruz Lanceolada. Corredor: os esteios encontram-se fragmentados e semi-fragmentados.
A freguesia de Paranhos é composta pelas povoações de Carvalhal da Louça, Vale da Igreja e Chaveiral. Todas têm capelas onde anualmente se realizam festas religiosas.
Como património cultural, Paranhos possui a Igreja Matriz, as capelas de São Marcos, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Neves e Santa Eufêmia; o Solar dos Fiqueiredos, a Casa do Visconde, a Ponte Romana e de salientar ainda o Solar de São Julião construído nos finais do século XVII. O Solar de São Julião possui Capela cujo o orago é N.Sª. La Salette, tendo sido classificado de interesse público pelo IPPAR.
Importante referir também as colectividades desta vila, como por exemplo a Associação Desportiva de Paranhos da Beira, a Associação Cultural e Recreativa de Paranhos da Beira ou o Rancho Folclórico de Paranhos da Beira.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paranhos_da_Beira

5 comentários:

Anónimo disse...

no blogue de seia portugal, tenho lido informaçoes sobre certas freguesia do concelho, o que foram, e, o que são agora, será que,a vila de s.romão não merece êsse elogio, ou será que já está classificado, como um bairro de seia. nem no blogue do tillynho, nem, no novo blogue de seia portugal, se fala da vila de s.romão é triste mas é vredade.

Anónimo disse...

paranhos da beira é freguesia ou vila, como está escrito ao prencípio da mensagem, freguesia, e como no fim da mesma já, se lê vila, não sei o que será.

Antonio Fernandes Pina disse...

Façamos do concelho de Seia uno e indivisível.
É tempo de acabarmos com os rancores e cada um de nós fazer o melhor na entreajuda para que o nosso concelho seja uma referência nacional.
O nosso concelho, todo ele, é manifestamente um local como poucos no pais. Precisamos de evoluir mais e melhor, mas estou convencido e acredito que a médio prazo estejamos mais fortes e coesos para sermos considerados o melhor concelho em qualidade de vida e ainda mais atraente para todos aqueles que nos visitem. É preciso acreditar.

Anónimo disse...

Seia é Seia, S.Romão é S.Romão,nada de confusões.

Anónimo disse...

sao romao e sao romao,e seia e um bairro de sao romao.