quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Petição contra a destruição ambiental e económica da Serra da Estrela com a construção dos Túneis

Foi lançada uma PETIÇÃO, contra a destruição ambiental e económica da Serra da Estrela promovida pela construção dos túneis. Quem se revê nesta posição, pode assinar em: http://www.petitiononline.com/1Tuneis/petition.html
Da minha parte, posso dizer que não sou contra os túneis, que encurtem a distância de Seia á Covilhã, num trajecto que se passaria a fazer em 15 minutos, o problema é que esta solução pode demorar 30 ou 40 anos a resolver. Por isso, venha o traçado pela zona de Loriga. Além de que estou convencido de que uma decisão de construir estes túneis será quase idêntica á de construir 10 estádios de futebol pelo país. E o Estado tem verba para isso, nesta conjuntura de crise financeira?!
Seja como for, o que faz mais falta é o IC 37, para ligar Seia a Viseu e por consequência ao Norte e mesmo a Coimbra e Lisboa.
Seja como for o assunto está ao rubro e promete...

2 comentários:

Antonio Fernandes Pina disse...

Nos princípios e até meados do século passado (1920 a 1950) a Serra da Estrela era já visitada por muito dos Portugueses e Estrangeiros que faziam dela um local previlegiado para férias e para visitas frequentes à neve.
Hoje não posso precisar se evoluímos ou retrocedemos. A verdade é que a qualidade ambiental se foi degradando. Os fogos e a grande quantidade de pessoas bem intencionadas, diga-se, e coisas que chegaram até nós não sei se foi benéfico ou prejudicial. Os nossos Governantes não
estavam preparados para esta avalanche que começou nos anos 70 e 80. O que era uma visita turística passou a romaria, que hoje quase desapareceu. É preciso olhar o passado para fazer o futuro.
Lembro-me que alguns dos nossos Governantes nessa época batiam palmas por verem tanta gente e tantos autocarros, hoje dizem que o Governo precisa de investir mais na Serra Estrela. É um facto, precisamos de mais investimento, mas não nos deixemos deslumbrar, e aproveitar o que de bom tem a Serra da Estrela. A água é o bem mais precioso que ela tem - vamos protegê-la.

Anónimo disse...

Exmos Senhores
Em 28 de Janeiro, último, a ASE - Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela, enviou à Estradas de Portugal, S.A. a sua posição relativamente aos cenários rodoviários postos por esta entidade à discussão pública. Findo o prazo definido por aquela entidade (12 de Fevereiro), a ASE enviou uma nota de imprensa, em documento timbrado da ASE, que se fêz acompanhar do documento, na integra, por si enviado à Estradas de Portugal, S.A.
Fomos agora surpreendidos, pela notícia da circulação de uma petição on line, como se da nossa Associação se tratasse mas à qual é completamente alheia.
As posições da nossa Associação estão muito bem explícitas no documento que é referido pelo que nem a petição nem as noticias que são transcritas no vosso site, são por ela subscritas e sobre as quais se distancia.
Agradecendo que seja tida em boa nota o nosso comentário, apresentamos os melhores cumprimentos.

José Maria Serra Saraiva
Presidente da ASE
www.asestrela.org/