sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Afinal aqui á volta são quase todos a favor dos túneis da Serra

Afinal, a questão dos IC’s parece mais complicado do que parece. Por estes dias ficámos a saber que quase toda a gente aqui á volta é a favor dos Túneis. Os Presidentes das Câmaras de Manteigas, Gouveia e Covilhã são a favor dos Túneis e até o Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, segundo o Jornal Diário XXI, se mostrou favorável a esta obra gigantesca e cara.
Já só falta saber ao certo o que é que Oliveira do Hospital diz, embora se saiba que o seu Presidente se tenha pronunciado a favor do traçado pela zona de Alvoco.
Por este andar, corremos o risco de Seia ser o único concelho a não optar pelos túneis, embora estes até favoreçam significativamente o nosso concelho, malgrado algum prejuízo resultante para o sector turístico.
O facto dos órgãos autárquicos de Seia não optarem pela solução dos túneis, teve objectivamente a ver com o facto de se poder perder muito tempo com essa grande obra de regime, perdendo-se tempo nos enredos da discussão e da complexidade e esta zona poder andar mais vinte ou trinta anos para ter uma via de acesso condigna.
Em minha opinião pessoal, continuo a achar que pode haver aqui outros interesses político financeiros que evitem o avanço da obra, daí a necessidade de atrasar o processo pela via da presumível complexidade da decisão! Para além disso, é preocupante constatar-se que o Secretário de Estado, num lado mostrar-se favorável a uma opção e noutro manifesta-se inclinado para outra solução. Sem querer ser ave de mau agoiro, ocorre-me dizer que pode estar aqui subjacente aquele receio que já em tempos aqui manifestei, do facto do Primeiro-Ministro ter anunciado IC’s e Auto-Estradas para várias zonas do interior do país e não ter anunciado nada para esta zona.
A ver vamos, mas é preciso acreditar e eu acredito que este governo vai deixar marca neste como noutros sectores da vida do concelho de Seia.

Sem comentários: