sábado, 12 de janeiro de 2008

Segundo o jornal Expresso, "Serra da Estrela abre-se ao mundo"

O Suplemento de Economia do Jornal Expresso desta semana publica uma reportagem de duas páginas com o titulo “Serra da Estrela abre-se ao Mundo”.
Trata-se de um trabalho jornalístico sobre o conjunto de investimentos de 650 milhões de euros em perspectiva para esta região, dos quais se destaca um Aeroporto Internacional na Covilhã com rotas “low-cost”, para colocar a região no mapa dos destinos de neve.
Outro investimento previsto é a abertura do túnel de Seia á Covilhã(!) com um custo previsto de 150 milhões de euros. Diz a este propósito o jornal que “o túnel terá 8 Km, poupando 70 Km de estrada á superfície, … Seia ficará apenas a 15 minutos da A23, que hoje já serve a Covilhã”.
O pacote de investimentos contempla as telecabines da Torre (20 milhões), o Parque Neve e Ski de Gouveia (12 milhões), o CISE de Seia, já construído (6 milhões), uma Estância de Montanha nas Penhas Douradas (10 milhões), Ampliação da Estância de Esqui (4 milhões), Estância de Montanha nas Penhas da Saúde (50 milhões), Resort Vale Glaciar (40 milhões), Estância Termal de Unhais da Serra (12,5 milhões) e por aí fora.
Ou seja, estradas, hotéis e túneis são as apostas, nos discursos dos Presidentes da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, da Região de Turismo, Jorge Patrão e da Turistrela, Costa Pais.
Para Eduardo Brito, Presidente da Câmara de Seia, segundo o Expresso, - o fundamental para já, é a ligação pelo IC7 a Coimbra e pelo IP3 à A25. Seria uma excelente lufada de ar fresco. O governo não pode deixar isto como andou nos últimos 20 anos”.

18 comentários:

João Tilly disse...

E, cá para mim, de tantos anúncios de investimentos veremos os que se concretizarão...
Para Seia, presumo que quase nada.
O Aeródromo... viste-lo! Foi para a Covilhã tal como eu previ.
Túneis?
Daqui a quantos anos?
Concordo, aqui, com EB. Sejamos pragmáticos. Construam-se já estradas que os túneis hão-de vir, forçosamente, mais tarde.
Mas a principal estrada a remodelar, a que nos interessa directamente, ninguém fala dela: é justamente a que existe. A do Sabugueiro.
Outras acessibilidades?
Já foram anunciadas 1000 vezes nos jornais.
E é para isso que servem.
Para capa dos jornais que surpreendentemente deixaram de trazer notícias.
O tempo passa inexoravelmente, e nada se vê.
Só conversa.
Sempre a mesma conversa.
A conversa do «Vai-se fazer»...
A excepção - única excepção à política do «enrola-me com conversa que eu gosto» - parece mesmo ser o hospital.
Mas mesmo esse, meu caro, embora eu esteja em total desacordo com os comunicados da desgraça (porque ninguém pode garantir, neste momento, o que lhe irá acontecer), quando for inaugurado se verá.
Mas mais importante: passados dois anos é que se verá MESMO se não lhe acontecerá como acaba de acontecer ao do Fundão, que se reduziu a uma clínica de cuidados paliativos.
Os tempos não estão fáceis.
O povo demite-se da discussão pública.
Os senenses - tal como a maioria dos portugueses - estão apáticos, resignados, amorfos, desanimados.
E este desalentado estado de espírito não ajuda ao desenvolvimento da região.
Estou convicto de que Seia deixará passar mais esta anunciada oportunidade ao lado.
Mas pode ser que me engane.
Com 47 bem medidos é cada vez mais raro enganar-me (sou eu e o Sr Silva...) mas pode ser...

Anónimo disse...

pois é, mas "o caminho faz-se caminhando" e a Covilhã pode anunciar megalomanias, mas também executa obras grandes e o Aeroporto pode ser realidade. E Seia sem sair da encruzilhada

Anónimo disse...

já viram tempo de mudar de presidente. Nas equipas de futebol quando não ha resultados muda se de treinador...aqui em seia quanto mais desgraçados estamos mais votos o homem têm...

Anónimo disse...

o POVO andou sempre cégo, ao votar nesse senhor, para presidênte da câmara de seia.

Antonio Fernandes Pina disse...

Podemos concordar ou discordar do Senhor Presidente Eduardo Brito, mas a verdade, convençam-me do contrário, é o único que fazendo ou não obra, consegue dominar todos os dossies que em sede própria que é a Assembleia Municipal não há vozes suficientes para demonstrar naquela casa alternativas credíveis à sua governação. As dificuldades são tantas que alguns já desistiram de o confrontar. E quando chegam as eleições vence aquele que melhores propostas apresenta ao eleitorado. E o povo de Seia e do seu concelho são pessoas inteligentes que não se deixam enganar por "dá cá aquela palha".
Falamos tanto de turismo, mas falta-nos dizer quais as alternativas que são necessárias para que isso aconteça. Aposto fortemente no desporto de alta competição - hóquei em patins, basquetebol e futebol, através do U.D.S. com uma S.A.D. com as Autarquias e sociedade civil envolvidas, apoiar as associações recreativas - bandas de música, ranchos folclóricos, orfeâos, orquestras, desportos amadores e outras colectividades devidamente integradas e organizadas, e ainda apoiar fortemente a culura - teatros, museus, bibliotecas, etc. e tambem tratar da qualidade de vida e ambiente dos cidadãos de todo o concelho de Seia.
O concelho de Seia não precisa de mais betão, precisa é de quem trate dele com entusiasmo e carinho. É por causa das obras megalomanas e eleitoralistas que muitas cidades do país se encontram em situação de alguma dificuldade.
É este o programa de uma Câmara Municipal, aplicar as verbas que lhe são atribuídas pelo Orçamento de Estado com grande rigor e reivindicar do Governo mais e melhor investimento no interior do país. Enquanto não praticarmos esta política de humildade e fazer a política "faz de conta" e também "eu quero ser político porque se ganha bem" não vamos lá chegar.
Pergunto:- Quem quer ser Presidente do União Desportiva de Seia?
Quem quer ser Presidente de Câmara?

Anónimo disse...

pelos vistos as pessoas inteligentes, estão dentro do ps. de seia. Agora para presidente da união desportiva de seia, o candidato deve sêr o sr. pina, para presidente da cãmara de seia não há melhor do que o sr. MJB.

Anónimo disse...

não haja duvidas, este dois candidatos estão bem escolhidos, também vou votar neles,

Anónimo disse...

Nao conheço o sr Pina, por isso todo o devido respeito. Mas tenho que lhe dizer que discordo quase em tudo nos seus pontos de vista. Entao nao precisamos de betao? O senhor quer amor e carinho! Na minha opinião o que nos falta é muito betao para as ips ou tuneis para nos tirar deste isolamento e amor e carinho tenho eu da minha namorada e da minha mae quanto ao sr acho que deve consultar um psicologo... ou o cosovo em pinhanços não sei se ja ouviu falar...

Anónimo disse...

Nao posso deixar de fazer mais um comentario ao sr Pina. O sr parece um daqueles acomodados da sociedade portuguesa que "desculpe a expressao" mas nao interessa a sociedade na forma como pensa. o sr é contra as grandes obras e a favor do ambiente e do basquet e da banda e do tinto e da feijoada... entao o sr quer melhor sitio do pais com melhor nivel de qualidade de vida do que o conselho de seia nesse aspecto...

Anónimo disse...

tem toda a razão meu caro JP, os inteligentes do ps que estão pelo menos há trinta anos a presidir a cãmara de seia,nada fiseram para sair do isolamento em que se encontra o nosso concelho, ponham os olhos na covilhã, que nem sequer é concelho, tudo fêz, para o seu desenvolvimento, principalmente no acessos há serra da estrêla, agora o sr.pina o que quer é festas e bailaricos.Assim vai o no concelho.está entregue em boas mãs.

Anónimo disse...

o sr Pina é do ps! nao sabia.Os meus comentarios nao tem nada a ver com partidos mas sim com ideias...

Anónimo disse...

eu também não sei, se o sr. pina é do ps o de outro partido,apenas me referi, aos inteligentes do ps que estão a gerir a cãmara.

Antonio Fernandes Pina disse...

O blogue de SeiaPortugal poderá criar, caso não arrepie caminho, uma offshore num paraízo da má língua e entretenimento dos pobres de espírito que são alguns dos anónimos, que poderão ferir de morte as boas gentes do concelho de Seia.
O Senhor Doutor Mário Jorge Branquinho disse as seguintes palavras:
- "Aqui cabe qualquer tipo de ideias, opiniões e críticas. Menos insultos (MJB 31DEZ2007 18:47)", o que Vª. Exª. fez foi faltar à verdade, branqueando estes dois velhacos utilizando-os para destruir a minha imagem, aliás de somenos importância, já que tenho "as costas largas e bom cabedal para levar com eles", lamento é que as Instituições e Partidos políticos sejam alvo da cobardia de gentalha como esta. E o Senhor Doutor tem ainda mais responsabilidades políticas porque é Presidente da Assembleia Municipal, onde certamente não admitiria tal tipo de intervenções.
E aqueles dois anónimos não fizeram qualquer tipo de comentário, opinião ou crítica, limitaram-se a dizer bacuradas que não são próprias numa sociedade democrática e livre.
Registo que um de tal Jp e o outro logo a seguir custa cada um deles à volta de 500 Euros.
Olha Jp resolvi seguir o teu concelho e desloquei-me ao Kosovo, e sinceramente não me agradou, resolvi então ir a Coimbra a um Psicólogo e ao fim de uma hora como não encontrou solução para o meu caso, até que viu uma luz ao fundo do túnel disse-me que o melhor seria mesmo que o tal Jp lhe apresentasse a namorada, um poço cheio de amor e carinho.
A partir de hoje passamos a ser três velhacos, só com uma diferênça eu dou o meu nome e vocês os dois são anónimos.
A luta continua! Anónimos para a rua!

Anónimo disse...

peço desculpa ao sr Pina por me ter expressado com algum sarcasmo, ... mas queria apenas dizer que da forma como se expressou nao concordo do seu ponto de vista. e tambem lhe quero dizer que o objectivo nao era ofende lo até porque nao sei quem o sr é. por mim o assunto esta encerrado

Anónimo disse...

meu caro, os blogues foram feitos para comentar o que está bem, ou mal,portanto no nosso concelho está tudo mal,quanto aos anónimos só, assina quem quer,o vinte cinco de abril foi feito para isso, ou estaremos numa ditadura novamente. VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Antonio Fernandes Pina disse...

Exmº. Senhor Jp
As suas desculpas foram aceites e orgulho-me pela sua humildade e coragem de vir a públlico reconhecer os seus erros.
Os seus comentários são o que são, desde que respeite a legalidade democrática e bom senso.
Um Abraço do sempre amigo
António Fernandes Pina.

Antonio Fernandes Pina disse...

Exmº. Senhor Anónimo (21JAN2008 12:52)
O 25ABRIL1974 foi feito para que nos fosse devolvida a liberdade, na construção de um PORTUGAL livre e fraterno.
A liberdade de expressão é uma expressão da liberdade, e é determinante na realização do bem.
Estou completamente de acordo consigo quando diz:
- "VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO", e direi mais:
- "VIVA O 25 DE ABRIL" e ainda:
- "LIBERDADE SIM DITADURA NÃO".
Estou neste blogue para colaborar e trocar ideias com todos aqueles que, como eu, queiram transmitir mais e melhores conhecimentos na melhoria da qualidade de vida do concelho de Seia, a favor de todos, não esquecendo os desempregados e os trabalhadores.

Anónimo disse...

Olá, venho aqui apenas para dizer que estive fora o fim de semana, Sexta e Sábado na BTL e ontem Domingo não abri o computador, por isso, mesmo que quisesse não podia ter evitado qualquer comentário. Contudo, o anónimo em causa já pediu desculpa ao senhor António Fernandes Pina, por isso está o caso resolvido. Quanto ao resto, mantêm-se os propósitos de discutir saudávelmente e da minha parte procurarei vir todos os dias ao blogue.
Um abraço para todos e em especial ao senhor António Fernandes Pina pelo contributo dado para o debate, que é um exemplo a seguir nesta matéria.
Mário Jorge Branquinho