terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Sessão Especial CineEco, este Sábado na Casa Municipal da Cultura de Seia

  

O CineEco é todo o ano, em Seia e um pouco por todo o país. Por isso, o público local interessado, vai poder assistir a mais uma sessão fora da semana do festival. Este sábado, dia 14 de dezembro, quem ainda não viu, vai poder ver 3 curtas-metragens, interessantes e divertidas. O filme vencedor do grande prémio CineEco, o vencedor do Panorama Regional e um filme de uma sessão especial.

A sessão começa às 21:30 horas com A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA, do jovem realizador brasileiro Quico Meirelles, filho do famoso realizador Fernando Meirelles. Uma curta de 15 minutos, de 2011, onde se retrata a visão duma galinha. Onde ela toma consciência da engrenagem que rege a sua vida. Mesmo enclausurada entre milhões de galinhas que não compartilham da sua angústia, ela acredita que a vida pode ser diferente. Divertido e para dar que pensar.

Segue-se o filme vencedor do CineEco 2013 - SE EU TIVESSE UMA VACA, da espanhola Norma Nebot, com a duração de 21 minutos. Nesta curta de 2013, os protagonistas são umas vacas muitos especiais do Burkina Faso. Podem parecer esqueléticas, mas com um arado fazem uma revolução. "Se eu tivesse uma vaca" é uma curta-metragem documental em que através do otimismo e humor, explica animadamente a mais real das realidades, pretendendo assim mostrar como ideias simples podem mover montanhas.

Depois de um pequeno intervalo, será a vez do filme vencedor do Prémio Lusofonia | Panorama Regional CineEco 2013 - TRANSPARÊNCIAS PERDIDAS. Da autoria de Mário Pereira, Vitor Brito e Carlos Amaro (entretanto falecido), o filme de 26 minutos começa por mostrar-nos as belezas da Serra da Estrela e todos os seus tesouros. Mais adiante, mostra-nos como estes equilíbrios de pureza e transparência são quebrados pelos fenómenos avassaladores dos incêndios florestais, que aproveitando a continuidade da vegetação, fazem chegar as labaredas aos sítios mais inacessíveis...


Sem comentários: