domingo, 1 de dezembro de 2013

Atividades da comunidade enriquecem panorama cultural de Seia


Depois de na semana passada o Cineteatro da Casa da Cultura ter esgotado a lotação, com a realização do Festival de Orquestras de Música Ligeira, este Sábado foi a vez do 17º Festival Ibérico da Canção Jovem, organizado pela Casa da Juventude D. Ana Nogueira de São Romão, também com casa cheia.

Hoje à tarde, o Cineteatro voltou a encher-se para a recreação de um presépio vivo, numa interpretação soberba dos técnicos da Divisão Cultural do Município, em especial da Ludoteca, dos alunos do 2º ano A e D do Centro Escolar de Seia e do Orfeão Estrela da Serra, de São Romão. Tratou-se de uma iniciativa integrada na inauguração da exposição de 400 presépios, que está patente nas Galerias da Casa da Cultura até ao próximo dia 5 de Janeiro. A referida exposição é do coleccionador Miranda Garcia, que hoje procedeu à sua doação ao Município de Seia, através de assinatura simbólica do ato.



Intitulada “O Presépio pelo País e pelo Mundo – Evoluções”, esta mostra representa a diversidade  de abordagens, materiais utilizados e proveniências no culto ao Natal  e ao nascimento de Jesus. A referida colecção é composta por obras de artesãos de diversas regiões de Portugal e de vários países do mundo, que foram sendo  adquiridas por Miranda Garcia ao longo dos anos, fruto do gosto particular  por este tema.

Estas e muitas outras atividades da comunidade local, também marcam encontro nos vários espaços da Casa Municipal da Cultura de Seia, um complexo que o município disponibiliza às entidades do concelho.


Notas: Também neste domingo a Sociedade Musical Loriguense esteve em destaque, ao ter sido convidada para participar nas comemorações do 1º de Dezembro, em Lisboa. Está por isso, também de parabéns a Banda de Loriga, por ter participado nesta efeméride, com cobertura televisiva!

Já agora, no próximo Sábado, o programa de entretenimento da RTP, AQUI PORTUGAL, vai estar em direto toda a tarde, a partir das 13:30 horas de Cabeça, Aldeia Natal. 



Sem comentários: