segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Morreu Soares Branco, escultor da águia do Benfica e de várias estátuas em Seia


Segundo a imprensa, morreu na passada quarta-feira, o escultor Soares Branco com 87 anos de idade.

Soares Branco foi o autor da gigante águia do Benfica, que se encontra no atual estádio da Luz e que já se encontrava no antigo.

Com uma vasta obra feita pelo mundo, Soares Branco também é autor de várias estátuas de Seia, os bustos do Dr. Guilherme Correia de Carvalho (1989) e do Dr. António Melo Mota Veiga (1996), o monumento aos Bombeiros, em Seia (1997) e ao Pastor, em São Romão (1998). Esteve para fazer também a busto de Manuel Almeida Sousa, para o qual quinda fez algumas tentativas, mas a já adiantada idade não lho permitiu.

Em Lisboa são dele o busto de Francisco Sá Carneiro, no Areeiro; a escultura de Santo António, junto à igreja evocativa, na Sé; o Vento Garroa, junto ao pavilhão de Portugal, no Parque das Nações; o monumento à 1.ª Travessia Aérea do Atlântico sul, em Belém.

Em Fátima é de sua autoria a estátua do Papa Pio XII e, em Mafra, o monumento do Soldado Infante, o monumento comemorativo do 1.º centenário da Escola Prática de Infantaria e o monumento à atriz Beatriz Costa.


Mais informações no blogue de Sérgio Reis - Artes Vivas, AQUI

Sem comentários: