terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Sábado de Carnaval, festa do povo na Feira do Queijo

Em Seia decorre a tradicional Feira do queijo, a 21 de Fevereiro, que é precisamente no Sábado de Carnaval. Este ano a festa é todo o dia e anunciam-se várias novidades. Nas Mostras de produtos, verifica-se um incremento maior no lado dos artesãos e dos apicultores, que vêm nestes sectores formas de subsistência. Todavia, verifica-se uma tendência de diminuição de pastores a produzir queijo e um aumento daqueles que vendem o leite para as fábricas. Depois constata-se que o concelho de Seia é mesmo uma potência a nível nacional na produção de queijo industrial para vender para o país. Por isso também, a cidade de Seia é conhecida no país como a terra do queijo, para além da terra do pão, fruto do museu do pão e do Pão do Sabugueiro. Além disso há o vinho, outra potência do concelho, registando-se as quintas de Saes e Pellada, o Escudial, a Quinta da Bica e mesmo ao lado a Passarela e outras mais.
Há também os criadores de cães serra da Estrela, cada vez mais apostados no apuramento da raça e na valorização deste fiel guardador de rebanhos.Em termos de animação, 6 bandas filarmónicas do concelho dão o seu contributo, assim como 5 ranchos folclóricos, repartidos pelo dia todo. Juntam-se ainda à festa os Pauliteiros de Miranda, um grupo de pandereteiras da Galiza e um Grupo denominado de “Andas na Música” de Braga. As crianças das escolas da cidade e arredores também se juntam à festa, num cortejo carnavalesco, perfumando a cidade com um cheirinho a “forró”.
Os pontos fortes de concentração serão as imediações do mercado Municipal e o Largo da Câmara, decorrendo neste último o denominado “Mercado da Vila”, que é uma tentativa de representação daquilo que era o mercado da vila de Seia há meio século atrás.
Será um dia em grande, onde não faltarão os jogos tradicionais, um concurso de doces impulsionado pela Escola Profissional da Serra da Estrela e as provas de queijo, pão e vinho, numa festa que é do povo.

1 comentário:

Andradarte disse...

Já ia um queijo. Saudades...

Abraço