sexta-feira, 16 de maio de 2008

CHEFE HÉLIO LOUREIRO PATRONO DA MOSTRA GASTRONÓMICA DO SABUGUEIRO

O Chefe Hélio Loureiro, conhecido do grande público pelas suas participações televisivas em programas de culinária de RTP, é o patrono da 2ª. Mostra Gastronómica do Sabugueiro.

O Mestre da cozinha, que já foi agraciado pelo Presidente da República com o grau de Oficial da Ordem de Mérito e que apresenta semanalmente na RTP o programa “Gostos e Sabores” é também o responsável gastronómico da selecção portuguesa de futebol.

A segunda Mostra Gastronómica do Sabugueiro, organizada pela Associação de Beneficência do Sabugueiro, decorre naquela aldeia turística da Serra da Estrela de 31 de Maio a 8 de Junho e conta com a colaboração do Município de Seia, Junta de Freguesia do Sabugueiro e ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela.

Outro parceiro importante nesta iniciativa é a Escola Superior de Turismo de Seia, que no âmbito da “OdiSeia 88”, a decorrer de 28 de Maio a 1 de Junho naquele estabelecimento escolar e que contempla algumas iniciativas de promoção e valorização desta Mostra Gastronómica.

Esta iniciativa surge na sequência da edição do ano passado, em que a Associação do Sabugueiro, (uma IPSS) pretende valorizar os produtos locais em geral e o comércio da restauração em particular.

A data escolhida deve-se ao facto de, tradicionalmente esta época registar pouca afluência turística à região, daí a necessidade de se criarem eventos que atraiam gente, fora das chamadas épocas tradicionais. É que a serra da Estrela tem muito para oferecer além da Neve. Tem paisagem todo o ano, rios, albufeiras, montanhas, verdura, animação e hospitalidade.

A organização deixa o convite às pessoas para que visitem o Sabugueiro, a caminho da Serra e saboreiem os pratos típicos num dos seus restaurantes, onde não falta o Cabrito, o Borrego, a Chanfana, o Bacalhau com Pão de Centeio, as Trutas e muitos outros, além do famoso Queijo da Serra, dos enchidos, do presunto e claro, do Pão de Centeio do Sabugueiro.
Ao todo são 10 Restaurantes que abrem as suas portas nesta Mostra Gastronómica e ao longo de todo o ano.

4 comentários:

Antonio Fernandes Pina disse...

Faço votos para que a Mostra Gastronómica do Sabugueiro seja um êxito, e que a Associação de Beneficência continue a ter o mesmo empenho de sempre, em prol do desenvolvimento.
Os meus sinceros parabéns.
Com os melhores cumprimentos
Assina: Anrónio Fernandes Pina

Anónimo disse...

força sabugueiro. Apesar da Câmara e o governo nunca terem feito nada, é bom ver estas iniciativas.

Anónimo disse...

pelo que sei o Mário Branquinho faz isto nas horas vagas. parabéns. É um exemplo de dinamismo a seguir. Só é pena que não seja reconhecido...

Anónimo disse...

É prestigiante ver uma pessoa tão famoso como Hélio Loureiro associar-se a esta iniciativa. O concelho só tem a ganhar. Ainda pra mais é este homem que trata da alimentação da nossa selecção. Estão de parabéns os organizadores. Vamos todos ao sabugueiro provar o bom cabrito e a boa truta.
Ricardo