quinta-feira, 29 de maio de 2008

Encontro de blogers na OdiSeia da Escola Superior de Turismo

O fim de tarde desta quinta-feira, vinte e nove de Maio proporcionou uma “conversa informal” sobre a blogosfera na Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia. Apesar de ainda novo nestas andanças, acabei por ser convidado pelo Romeu Lopes http://legumesalteados.blogspot.com/ , que é professor naquela escola para “ir para a Mesa”, juntamente com João Tilly http://www.joaotilly.weblog.com.pt/ e Luís Silva http://oceanodepalavras.blogspot.com/
Foi uma conversa muito agradável, com contributo do professor Victor Roque, onde foi desfiado um conjunto de ideias que giram em torno desta nova ferramenta tecnológica - suas imensas vantagens, inconveniências, objectivos, contextos, etc.
Em face do panorama algo desolador da imprensa local, com as dificuldades financeiras para manter empresas jornalísticas e inexistência de uma rádio local, a blogosfera pode ser um complemento a eventuais lacunas na informação da nossa comunidade.
De facto, partilha-se a ideia de que muitos blogues juntos podem fazer correntes de opinião e podem ser instrumentos fortes de comunicação. Como se sabe, há blogues para tudo e para todos os gostos e é na diversidade que reside a “maravilha da descoberta”.
Da minha parte dei o exemplo da dificuldade que tive em manter um jornal em suporte de papel, sobretudo da agonia em pagar mensalmente a tipografia e funcionários, para chegar a um punhado de leitores. Em contraponto, com a criação deste blogue, tenho a sensação de que chego a mais leitores e não tenho de pagar nada.
Numa espécie de “Quadratura do Circulo”, os quatro mais o moderador, fez-me lembrar as mesas-redondas que moderei há uns anos atrás na Rádio Beira Alta com o Luís Abrantes do PSD, do Mário Teixeira do PCP, d o Eduardo Gaspar do PS e do Luís Catarino do CDS. Por estas e por outras é que faz falta uma rádio em Seia, mas enfim,…
Quanto à blogosfera, há muito para dizer e muito foi dito, sobretudo da liberdade que cada um tem para expressar as suas ideias e pontos de vista, da rapidez da mensagem, do tipo de leitores, dos formatos, das intenções, dos anonimatos, e outros desideratos.
Parabéns à Escola Superior de Turismo de Seia pela iniciativa, mais uma entre as tantas integradas na OdiSeia, e felicitações também ao Romeu Lopes, ao Victor Roque, ao António Melo e toda a equipa que organizou a iniciativa.

1 comentário:

Romeu disse...

Caro Mario Jorge

Muito obrigado pela sua participação e pelas amáveis palavras, em nome da equipa do OdiSeia.