segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Valências do Hospital de Seia


Numa altura em que se discutem as valências para o Hospital de Seia, julgo que é pertinente que as entidades responsáveis saibam ouvir os anseios das populações, antes de serem tomadas decisões que possam não ser as mais adequadas ás necessidades das pessoas.
Para já o que se sabe é que o Hospital vai ser integrado na Rede Nacional de Cuidados Continuados, mas tal decisão pode ser precipitada, podendo por isso ser reivindicadas outras valências mais adequadas e conducentes às expectativas dos cidadãos.
Esta posição resulta do facto de haver em Seia vontade por parte de uma ou mais instituições privadas em criarem este tipo de Unidades de Saúde que englobem unidades de internamento de cuidados continuados, de cuidados paliativos e recuperação global; pelo que não fará muito sentido este tipo de iniciativa no âmbito do Hospital.

De resto, julgo que não se deve correr o risco de se transformar o hospital de Seia num hospital de rectaguarda, ou mais exageradamente, um lar de isosos acamados!
Neste contexto, é também pertinente questionar se vão ser mantidas ou não as actuais valências de Medicina Interna e Cirurgia, porque isso seria ainda mais grave para a satisfação das necessidades dos doentes de Seia e da região.
Por isso e porque se está em fase de discussão de projectos para o futuro do Hospital de Seia, julgo que é oportuno uma posição de firmeza e recomendação de modo a poder dar-se ao concelho e á região os serviços mais adequados em matéria de saúde.

Sem comentários: