quinta-feira, 29 de novembro de 2007

E se deixar de nevar na Serra?


O clima está mesmo a mudar, de forma drástica e com consequências altamente preocupantes. E não é só nos filmes!
Aqui na serra da Estrela os efeitos são bem visíveis, no dia-a-dia e a cada ano que passa. O tempo já não é o que era e neva cada vez menos. Faz frio no Verão, aquece cada vez mais no Inverno e até as andorinhas andam baralhadas. Este ano, por exemplo, estamos quase no Natal e ainda não nevou a sério. Havia anos em que começava a nevar fortemente no início de Outubro. Há poucos anos atrás, a cidade de Seia autodenominou-se inclusivamente a “Capital da Neve”!


Agora é o que se vê. Ou melhor, que não se vê. Não neva na Serra.
No Sabugueiro, a minha aldeia, há 25 anos atrás, por exemplo, tínhamos que abrir “carreiros” para se passar de umas casas para as outras e às vezes não podíamos vir para o Liceu de Seia porque a neve impedia a passagem. O Sabugueiro está a 1.050 metros de altitude. Agora, quando neva, normalmente é para cima da quota dos mil e quinhentos, ou seja, para cima da Lagoa Comprida.


Os comerciantes queixam-se que não neva, logo que não vendem. Até os pastores cá de baixo, da “terra chã” se queixam que não têm pastos verdes para dar ao gado.
Isto está mesmo mau e cada vez pior. Até o tempo! E quem está fortemente a pagar este descontrolo é o comércio em geral e o turismo em particular.
E nesse propósito, estaremos nós a preparar-nos para estas alterações? Não estará na altura de deixar cair certos mitos de que “a serra é só neve”? É que, segundo sei, o trimestre com maior ocupação de hotelaria na região é o terceiro, ou seja, Julho, Agosto e Setembro. Isso quer dizer que muitos visitantes e turistas querem da serra outras coisas que não o frio e a neve. Por isso, torna-se cada vez mais imperioso lançar outros tipos de actividades para oferecer aos turistas, sem contar apenas com a neve.


Pode parecer fastidioso dizer isto, mas a saída pode estar cada vez mais em projectos de animação turística e cultural. Já há bons exemplos, mas estes precisam de se multiplicar.
A vinda do residente da República por estes dias ao Interior, relançou a discussão sobre a importância do turismo e da cultura para o desenvolvimento da região. É bom que se tenha esta preocupação presente e se faça mais do que tem sido feito. A serra da Estrela não pode ficar para traz.
O Alentejo, por exemplo, está a renascer das cinzas, para o turismo, e como marca pode estar á beira de nos ultrapassar.


Isto não pode continuar assim. É preciso mudar, porque até o tempo já mudou. É preciso fazer alguma coisa mais!




Crónica de Seia, M.J.B. in Jornal Terras da Beira - 28 de Novembro de 2007


1 comentário:

Romeu disse...

Caro Mario Jorge

Antes de mais, bem vindo à blogosfera. Tal como a Coca-Cola, primeiro estranha-se e depois entranha-se. (F.Pessoa).

Quanto ao tema deste post, há muito que digo que a Serra da Estrela devia ser promovido para o 2º trimestre do ano (Abril a Junho), apostando na vertente ecológica, ambiental e de desporto aventura.

Mas isto são só umas ideias absurdas...

Abraço