terça-feira, 27 de novembro de 2007

Politica sim, mas saudável

Em Seia por norma há um défice de debate político no verdadeiro sentido do termo.
Normalmente passa muito tempo sem que os responsáveis dos partidos políticos apareçam a dizer alguma coisa, a produzir ideias e depois, quando surge uma ou outra opinião, costuma cair o “Carmo e a Trindade”, ás vezes a roçar quase para o insulto gratuito ou a virar para a gincana política.
A política é a arte de esgrimir argumentos para satisfazer os problemas às populações e criar-lhes melhores condições de vida. Para isso há os partidos, que têm pessoas, eleitas para os seus órgãos, para trabalhar e trabalhar nos aparelhos políticos é, além de procurar mecanismos de manutenção do poder, provocar o debate das ideias e o confronto de opiniões, para depois o povo escolher os melhores. E é aqui que julgo que há um grande défice e chega a ser confrangedor, não ver os debates públicos, a decorrer de forma saudável.
Não quer dizer que não haja debate, mas é pouco e o pouco ás vezes é trauliteiro. Veja-se o recente comunicado do PSD sobre o Hospital de Seia, além de vergonhoso é demagógico e desproporcional. Estando a decorrer, como está o debate sobre as valências para o Hospital de Seia, o que seria curial e que merecia aplausos, seria o PSD manter uma posição mais institucional, e colocasse as suas propostas e não partir logo para o insulto barato, dizendo que o “poder socialista mata o hospital de Seia”.
Valha-nos Deus!
Discordar sim, mas partir logo para a ofensiva desta maneira, Não.
Eu próprio no seio do meu partido chamei a atenção para algumas situações que julgava não estarem a ser bem encaminhadas, apesar de algumas incompreensões geradas! Mas as coisas evoluem e o governo do PS está a dar sinais bastante importantes de que quer dar o melhor a Seia em matéria de Saúde.
Agora vir o PSD a utilizar logo o verbo "Mata" e "Esfola", é demais!
Mas esta situação é muitas vezes transversal a outros partidos. A sensatez nos discursos também faz falta e as populações apreciam.
Por mim, que estou a procurar dar passos no plano politico a nível local, na medida em que posso, tenho tentado e vou continuar a tentar enveredar por novas formas de acção politica, para humildemente dignificar a actividade. As minhas prestações, encaro-as sempre numa perspectiva de participação activa e em espírito de missão. Procuro dar á comunidade, através da política, contributos válidos, como já o tenho feito ao longo dos anos, noutros planos.
A vida é assim e sem medo de me expor, porque estar na politica é isso, é estar mais exposto, é subir ao palco e falar, á vista de todos, quer gostem, quer não!
Por isso, aqui estou e estarei neste blogue como em qualquer outro palco.

Sem comentários: