terça-feira, 8 de novembro de 2011

Publico (sinhos) de Seia

Tanto quanto sei, para as Jornadas Históricas que decorrem a partir de quinta-feira na Casa Municipal da Cultura, por iniciativa do município através do Arquivo Municipal, estão inscritas quase duzentas pessoas oriundas de todo o país, das quais 3 ou 4 são do concelho de Seia. E tanto quanto sei também, esta é uma prática habitual.


Ou seja, vem gente de todo o lado, mas os de Seia não aderem, na lógica de que santos da casa não fazem milagres! Por um lado, nem é mau, porque se vem gente de fora, é dinheiro que entra na economia e a iniciativa, de grande valor científico, cumpre um dos seus objectivos fundamentas – o de atractividade da cidade pela via cultural. Mas por outro lado, dá que pensar. Que as pessoas de Seia, sobretudo as chamadas elites (palavra pesada) andam de costas voltadas para o que de bom em termos culturais se faz em Seia. Já às vezes noto isso em grandes espectáculos realizados na Casa da Cultura. Um certo distanciamento algo inexplicável. Ainda há dias um amigo me perguntava – onde andam os professores, os médicos, os advogados de Seia, que não se vêm nestas paradas?

Não sei, só sei que aparecem pouco e desses, os que aparecem são quase sempre os mesmos. Mas mesmo assim, entendo que não se deve desistir, até porque se não aparecem estes, aparecem outros, que lucram com a oferta, e a persistência, a coerência na programação são dados fundamentais na chamada criação de públicos.

E Seia tem percorrido um caminho que tem dado frutos, registando concertos e outros espectáculos com adesões significativas, atendendo à dimensão do concelho e da cidade.

Contingências culturais!

3 comentários:

LS disse...

Tem razão amigo Mário. Essas "elites" são aqueles que escrevem nos jornais sobre tudo e mais alguma coisa e ao fim ao cabo não escrevem sobre nada por isso não se preocupe muito. Quem aprecia a persistência acaba sempre por aparecer e participar e esses é que se devem preservar.cumprimentos.

Anónimo disse...

Vivo em Lisboa, já lá vão 22 anos. Vivi 15 em Seia.

Acompanho com regularidade o seu blog e fui sensível ao seu post. De resto consigo perceber a angústia subjacente.

O esforço re/compensa sempre.

Parabéns.

António H.

Carlos Santos disse...

Retirem a "oferta" de créditos a professores e vamos ver quantos aparecem nas próximas jornadas. Faço esse desafio, experimentem para ano retirar esta oferta.