domingo, 8 de maio de 2011

José Mário Santos vence Prémio Pintura ARTIS, em Seia







“Labirinto”, uma obra de técnica mista em acrílico, da autoria de José Mário Santos, residente na cidade da Maia, foi a grande vencedora do Prémio de Pintura do ARTIS – X Festival de Artes Plásticas de Seia. O prémio, no valor de 1.500 euros (com aquisição da obra pelo município) foi entregue na cerimónia de abertura do Festival, este Sábado à noite, perante uma assistência que quase enchia o Cineeatro da Casa Municipal da Cultura de Seia.


José Mário Santos é licenciado em artes plásticas – Pintura, pela Escola de Belas Artes do Porto e é docente na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.


O Júri do Festival, constituido pelos artístas plásticos e docentes Sérgio Reis e Luis calheiros e pelo programador da Casa Municipal da Cultura de Seia, Mário Branquinho, atribui ainda na área da Pintura, as seguintes Menções Honrosas:


“O Beijo de Judas” – Óleo s/ tela, de Adriana Matos, de Azambuja; “Espaço – Off” – Acrílico s/ tela, de Paula Aniceto, de Santa Maria da Feira e “Meeting”, Acrílico s/ tela, de Rui Tavares, de Vila Real.


O Prémio Escultura, no valor de 500 Euros, foi atribuido à obra “Tensão e Alma do Ferro”, de ferro soldado, da autoria de Hugo Maciel, de Sezimbra.


Nesta área de Escultura, foram ainda atribuídas as seguintes Menções Honrosas:

“Metamorfose V”, que utiliza barro e resíduos industriais, da autoria de Iliana Menaia, de Ponte de Sôr e “Perpétuo Movimento”, uma escultura em Bronze, da autoria de Fernando Saraiva, da Figueira da Foz.


Concorreram 92 artistas nas modalidades de pintura e escultura, oriundos de 43 localidades portuguesas, e um artista brasileiro, de Fortaleza.


O Festival ARTIS, decorre de 7 de Maio a 5 de Junho, na Casa Municipal da Cultura de Seia e noutros espaços alternativos da cidade de Seia e para além da Exposição de Pintura e Escultura deste concurso, tem ainda a decorrer Mostras de Pintura, escultura e fotografia de artistas locais, num total de mais de 100 obras expostas.


Do programa das actividades paralelas, para além do espectáculo Caravant Cabaret, da Companhia Ball 17, que decorreu no âmbito da abertura do Festival, o ARTIS conta ainda com workshop’s de escrita criativa, fotografia e pintura, um concerto com a Orquestra Filarmonia das Beiras e outro com uma banda local; um espectáculo com a Companhia de Dança Contemporânea de Sintra – O Mundo que Dança, e uma Residência Artistica de 2 a 5 de Junho com o Grupo Trigo Limpo, Teatro ACERT, que mobiliza também actores locais.

Mais informações, AQUI e AQUI

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa noite espectacular blog , apreciei muito, acho que poderiamos tornar-nos amigos de blog :) lol!
Tirando as piadas sou o samuel, e à semelhança de ti publico na internet se bem que o foco do meu space é bastante distinto deste....
Eu escrevo páginas de poker sobre dinheiro grátis para jogar poker sem arriscares o teu capital......
Amei imenso o que vi escrito outra vez
Virei aqui mais vezes
Ps:tenho um portugues ruim.