domingo, 29 de maio de 2011

Nuno Portugal apresenta em Seia o Voo da Papoila



O Jovem realizador de Seia, apresentou hoje ao público da cidade, na Casa Municipal da Cultura, a sua ultima curta-metragem – O VOO DA PAPOILA.

O texto resumido do filme é este:



Uma simples fotografia e uma canção unem para sempre três personagens. O fotógrafo Sebastião, o soldado JOAQUIM e a criança RUI que se tornam, através de uma foto, ícones da esperança de Abril. E a questão lançada é, o que é feito dessa esperança 30 anos depois? E não estaremos nós a voltar de novo atrás, como nos prometeu a gaivota?


Trata-se de um trabalho de 15 minutos, financiado pela RTP e ICA, produzido por António Ferreira e Tathiani Sacilotto.

Na ocasião, Nuno Portugal apresentou igualmente uma outra curta-metragem – Hepicat, uma obra que já não teve financiamento e que por isso fica muito áquem da primeira, por falta de meios, conforme revelou o autor.

Ainda antes da apresentação de videoclips e outros trabalhos de Nuno Portugal, o público teve oportunidade de estabelecer diálogo com o realizador, que contou a sua história de vida. Um percurso que já leva 6 anos em termos de carreira profissional e que resultou e resulta de muita persistência, muito trabalho e dedicação.

Um talento de Seia no mundo do cinema, a dar provas de grande profissionalismo e de quem se espera uma carreira prometedora.
Nuno Portugal nasceu em 1982 em Coimbra mas foi naturalizado em Seia onde sempre viveu.

Licenciado em Estudos Artísticos (na vertente de cinema) em 2007 na Universidade de Coimbra.

O seu primeiro filme foi "O Outro Lado", uma curta metragem que recebeu uma menção honrosa no FANTASPORTO e que é uma das vencedoras no "Jovens Criadores 2006". Desde então tem realizado e montado inúmeros videoclipes, assim como trabalhos cinematográficos e institucionais ao serviço da Produtora PERSONA NON GRATA PICTURES (antiga ZED FILMES).

Sem comentários: