terça-feira, 10 de maio de 2011

Dispositivo de protecção civil na Serra da Estrela pode ser replicado

Está desactivado o Dispositivo Conjunto de Protecção e Socorro da Serra da Estrela, plano que nos últimos cinco meses juntou Bombeiros, Protecção Civil e GNR na vigilância de todo o maciço central acima dos 1400 metros. Neste Inverno, o balanço é considerado bastante positivo, ao ponto de já se estudar a sua aplicação aos meses de Verão, de forma a proteger o Parque Nacional da Peneda Gerês.

Ao terceiro ano de plano conjunto, as melhorias explicam-se com a experiência já adquirida, seja na capacidade de escolha e pré-posicionamento dos meios de socorro, seja no melhor conhecimento dos hábitos e comportamentos de quem frequenta a Serra.

Os números falam por si: Este Inverno, as autoridades evacuaram 133 pessoas – a esmagadora maioria por terem ficado retidas dentro de automóveis e autocarros, quatro vezes menos do que as 557 evacuadas o ano passado. No posto de intervenção que juntou todas as forças, foram atendidas este ano 180 pessoas – menos 359. Por outro lado, foram lançadas operações de busca e salvamento para cinco pessoas que se perderam – menos 13 do que o ano passado - e foram assistidas 62 pessoas vítimas de quedas com traumatismos – menos 16 do que no Inverno anterior.

Pela negativa, apenas um indicador: o das desempanagens, ou seja, aqueles casos em que a mecânica ou – sobretudo – a falta de gasolina trai quem sobe à Serra. Este ano, as autoridades tiveram que ajudar 407 automobilistas, mais 379 do que o ano passado.

Este dispositivo conjunto da Protecção Civil, bombeiros, e Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro, da GNR, abrange os distritos da Guarda e Castelo Branco e, dentro deles, os concelhos da Covilhã, Manteigas, Seia, e Gouveia.



Celso Paiva Sol

Sem comentários: